sexta-feira, 1 de março de 2013
No Recife, unidades móveis oferecem mamografias gratuitas
No Recife, unidades móveis oferecem mamografias gratuitas
Campanha contra câncer de mama vai durar todo o mês de março.
A expectativa é que sejam realizadas 80 mamografias por
A partir desta sexta-feira (1º) e durante todo o mês de março, as mulheres do Recife vão poder fazer mamografias gratuitas. A Secretaria de Saúde vai lançar uma campanha de combate ao câncer de mama, onde duas unidades móveis equipadas para a realização do teste vão percorrer a cidade.
Nesta sexta, as unidades estarão disponíveis das 8h às 12h e das 13h às 17h nas proximidades da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Berilo Pernambucano, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, e perto do Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo Salazar, na Cohab, Zona Sul da cidade. "O serviço vai cobrir todas as áreas do Recife em um rodízio. A população não vai precisar se deslocar grandes distâncias", afirma o secretário de Saúde do Recife, Jaílton Correia. Em pareceria com a Secretaria Executiva de Ressocialização, a Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio, Zona Oeste da cidade, também será contemplada.
De acordo com o secretário, a ação tem por objetivo ir até a mulher em vez de esperar que ela procure ajuda e conscientizar sobre a importância da prevenção para o diagnóstico precoce. "As mulheres precisam fazer este exame, mas quando a gente leva o exame até onde ela está ou próximo de sua casa, conseguimos que muito mais mulheres tenham acesso ao teste", afirma.
Cada veículo "Amigo do Peito" tem capacidade de fazer 80 exames por dia, sendo 400 por semana. As mulheres que procurarem o serviço terão os resultados dos testes disponíveis em 15 dias no centro médico próximo de onde ele foi realizado. Aquelas que apresentarem alterações mamárias serão orientadas com relação ao tratamento e encaminhadas às Unidades de Saúde da Família para a continuação do diagnóstico e tratamento.
Ainda este mês, as unidades móveis vão cobrir os bairros dos Distritos Sanitários 1 e 6 (entre 1º e 8 de março); Distrito Sanitário 2 (de 11 a 15 de março); Distrito Sanitário 3 (18 a 29 de março) e Distrito Sanitário 5 (25 a 29 de março).
O câncer
O principal grupo de risco é o das mulheres entre 50 e 60 anos, mas todas elas com mais de 40 devem realizar a mamografia. "A alta incidência de câncer de mama em faixas etárias mais jovens é que nos faz querer rastrear e diagnosticar de forma precoce para ter a cura nos casos iniciais", afirma o médico Rossano Araújo.
Segundo o especialista, há vários mitos sobre a doença que precisam ser esclarecidos. "Sutiã apertado não vai causar câncer de mama e em apenas 10% dos casos de câncer, a mulher apresenta algum tipo de dor. Aquela dor antes da menstruação é completamente fisiológica e não tem nada a ver com a doença", explica Rossano.
No entanto, há algumas coisas que podem ser feitas para que a mama seja sempre saudável. "Acredita-se que gorduras, frituras, condimentos e enlatados tenham alguma influência na formação do câncer", explica o médico. "Mas a alimentação é importante não apenas para o de mama, mas para todos os tipos", completa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário