domingo, 1 de março de 2015
Agricultores tentam salvar plantações inundadas após cheias de rios no AC
Edição do dia 01/03/2015
01/03/2015 09h00 - Atualizado em 01/03/2015 09h11
Agricultores tentam salvar plantações inundadas após cheias de rios no AC
Lavouras inteiras estão embaixo d’água na zona rural do Estado.
Dez cidades sofrem os prejuízos causados pelas cheias dos rios.
Débora Ribeiro
Rio Branco, AC
Dez municípios do Acre sofrem com a cheia dos rios. A situação é crítica na área urbana. Também há perdas no campo. Comunidades próximas a Rio Branco estão com plantações inteiras estão debaixo d'água.
Foi preciso percorrer 40 minutos de voadeira até chegar às comunidades atingidas pela cheia do rio Acre. A plantação de macaxeira garante o sustento da família nas terras do agricultor Ermilson Souza. Com a raiz eles produzem goma de forma artesanal. Mas a planta não resiste muito tempo dentro da água e precisa ser retirada, no máximo, em três dias. Por pouco, a família não perdeu toda a roça deste ano.
"Essa eu consegui salvar porque tava no ponto já de fazer. A água chegou nela, ai arrancamos logo. Tava boa de fazer", diz Souza.
O agricultor ainda conseguiu salvar cerca de 30 sacos de 50 quilos cada. Mas, como o período de chuva é intenso na região, Ermilson Souza sabe que o prejuízo pode aumentar. "Mas tem outro roçado que ainda está nova e não tem como fazer agora porque está nova demais. Aí vai estragar", lamenta.
O agricultor Lucimar Florença mergulhou para tenta salvar a macaxeira cultivada na área que está alagada. "Aqui é todo tempo assim. Lavo. Aqui é bom porque é areia. Quando é barro, é ainda pior", compara.
O prejuízo também é grande em outra comunidade da região, onde estima-se que foram perdidos mais de 17 mil pés de macaxeira. As poucas raízes salvas são retiradas com a ajuda de uma carroça. O Rio Acre está a mais de dois metros acima da cota de transbordamento.
tópicos:
Economia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário