segunda-feira, 2 de março de 2015
FIBRIA utilizará Redes Neurais Artificiais para estimar biodiversidade
A DAP Florestal realizou no dia 10 de fevereiro na unidade Aracruz-ES da FIBRIA o treinamento em Redes Neurais Artificiais que visa qualificar parte da equipe técnica da empresa a utilizar esta robusta tecnologia emprol da gestão sustentável
A DAP Florestal realizou no dia 10 de fevereiro na unidade Aracruz-ES da FIBRIA o treinamento em Redes Neurais Artificiais que visa qualificar parte da equipe técnica da empresa a utilizar esta robusta tecnologia emprol da gestão sustentável. O evento que terá duração de 20 horas e está sendo ministrado pelo Dr. Daniel Binoti e pela Drª Mayra da Silva Binoti, Diretor de P&D da DAP Florestal e Profª da UFVJM, respectivamente. O Treinamento em RNA faz parte de um projeto de pesquisa intitulado “Utilização de Redes Neurais Artificiais para estimação de biodiversidade”, fomentado pelo convênio de cooperação cientifica-tecnológica entre a FIBRIA e o Instituto de Inovação em Engenharia e Meio Ambiente – AMBINOVA.
O projeto aplica técnicas e estudos já desenvolvidos pelo AMBINOVA, projeto NEURODAP Softwares, da empresa DAP Florestal, juntamente com pesquisadores da UFV e UFVJM. Segundo o Coordenador do Projeto, Dr. Daniel Binoti, pretende-se adequar o software NeuroDIC à realidade FIBRIA e incentivar a aplicação de Redes Neurais Artificiais, difundido a ferramenta entre seus colaboradores.
“...Vale lembrar que as Rede Neural Artificial (RNA) ou Artificial Neural Network (ANN) consiste em um conjunto de neurônios artificiais (unidades de processamento simples) dispostos em camadas e conectados entre si formando uma rede, que passa por um processo de treinamento ou aprendizado para extrair características de um determinado problema, sendo capaz de resolvê-lo satisfatoriamente quando apresentada a novos dados deste problema. Comoo sistema é gratuito, poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em diversos outros campos.” Afirmou o Dr. Binoti.
Segundo o Dr. Pablo Falco Lopes,Diretor Técnico do Instituto, a parceria tem como objetivo estimar características de povoamentos florestais inequiâneos como biodiversidade, teor de carbono, índices de restauração florestal e tamanha populacional de espécies ameaçadas dentre outros em fragmentos florestais a partir de dados de sensoriamento remoto e ferramentas de inteligência artificial.
O AMBNOVA, que é uma associação de empresas do setor ambiental, sem fins lucrativos,localizada em Viçosa MG, criada para reunir o conhecimento e experiência de suas fundadoras e aplicar no desenvolvimento de alternativas inovadoras e tecnológicas para integrar pessoas, instituições e meio ambiente gerando renda de forma ética, justa e sustentável. Promover o bem estar social, ambiental e econômico através do desenvolvimento e aplicação prática de novas tecnologias.
Para maiores informações sobre este software e todos os demais que formam a família NeuroDAPassim como sobre o AMBINOVA, acessem www.dapflorestal.com.br e www.ambinova.org.br respectivamente.
Data de Publicação: 02/03/2015 às 07:50hs
Fonte: DAP Florestal redes-neurais-dap
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário