terça-feira, 29 de setembro de 2015
Receita nos supermercados de São Paulo cai 1,25%
Resultado é referente ao período de janeiro a julho desde ano e considera apenas lojas que estão no mercado há mais de 12 meses
A queda na atividade econômica, o aumento da inflação e a consequência perda de poder aquisitivo da população refletiram no movimento nos supermercados. Esta é a avaliação da associação que reúne os estabelecimentos do estado de São Paulo (Apas) para a queda de 1,25% no faturamento de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado.
O levantamento da entidade foi feito com base no desempenho de lojas que estão no mercado há mais de um ano. “As margens estão cada vez mais reduzidas diante das elevações dos custos e despesas, como energia elétrica e impostos, impactando ainda mais o resultado das empresas supermercadistas", diz o gerente de economia e pesquisa da Apas, Rodrigo Mariano, em nota oficial.
Quando a pesquisa é feita considerando também os estabelecimentos abertos há menos de um ano, o resultado foi um aumento de 0,73% nas vendas dos supermercados paulistas. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados, a pesquisa para contabilizar o resultado das vendas é feita com lojas que representam 85% do setor no estado.
"Inflação"
A Apas divulgou também o seu índice de preços nos supermercados referente ao mês de agosto, calculado em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A “inflação” nos estabelecimentos paulistas registrou queda de 0,18% no mês passado. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o indicador acumula alta de 5,9%. E no acumulado dos últimos nove meses do ano, alta de 9,2%.
“Tais pressões se referem em grande parte aos reajustes na energia elétrica e à variação expressiva do dólar, que continuam influenciando a alta dos preços. Em agosto, houve uma desaceleração principalmente dos produtos in natura, em função da maior oferta de produtos, a melhora no clima e o período de safra de alguns produtos, que favorecem as culturas de frutas, legumes e verduras”, diz a nota da Apas.
Data de Publicação: 29/09/2015 às 13:45hs
Fonte: Globo Rural
Portal do Agronegócio© Copyright 2013 Portal do Agronegócio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário