quarta-feira, 30 de setembro de 2015
30/09/2015 - 12:07
Medidas para controle da ferrugem asiática na soja são publicadas no Diário Oficial
Da Redação - Viviane Petroli
Medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso foram publicadas no Diário Oficial do Estado, que circula nesta quarta-feira, 30 de setembro. A publicação destaca que o plantio de soja no estado só poderá ser realizado no período de 16 de setembro a 31 de dezembro.
As medidas constam na Instrução Normativa Conjunta nº 002/2015 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Instituto de Defesa Agropecuário de Mato Grosso (Indea).
Segundo levantamento do Consórcio Antiferrugem, Mato Grosso já possui dois casos de ferrugem asiática. No país são 31 casos registrados desde julho, sendo 15 no Rio Grande do Sul e 10 no Paraná. Na safra 2014/2015 o estado registrou 31 casos de ferrugem asiática, como apontado pelo Consórcio Antiferrugem.
Os dois casos constatados em Mato Grosso foram neste mês de setembro, em Primavera do Leste e Campo Novo dos Parecis, após análise realizada por laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Mato Grosso.
A Instrução Normativa, assinada pela Sedec e pelo Indea, estabelece ainda como prazo final para a colheita de soja em Mato Grosso o dia 5 de maio. "Todas as áreas cultivadas de soja deverão estar colhidas, podendo permanecer somente as plantas de soja guaxa ou de germinação espontânea de grãos oriundos das perdas da colheita, até a data estabelecida para o início do vazio sanitário de 15 de junho de cada ano", destaca a publicação.
Confira aqui a Instrução Normativa publicada entre as páginas 72 e 74 do Diário Oficial do Estado que circula nesta quarta-feira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário