sexta-feira, 30 de junho de 2017

Tecnologias para pecuária de baixa emissão de carbono serão apresentadas no Ceará


Plano ABC

Tecnologias para pecuária de baixa emissão de carbono serão apresentadas no Ceará


Uma das discussões em fórum, marcado para o dia 7 de julho, será em torno da produção de biogás a partir de dejetos
Por:  -Tayara Beraldi 
Publicado em 30/06/2017 às 14:05h.
Novas tecnologias e alternativas para a redução de emissão de carbono serão apresentadas no 1º Fórum sobre Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, no próximo dia 7, no PECNordeste 2017 (Seminário Nordestino de Pecuária), em Fortaleza. O fórum realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Embrapa acontecerá, depois, nas demais regiões. “Vamos tratar do aproveitamento de resíduos e o consequente aumento de renda dos pecuaristas, estimulando o uso adequado do biofertilizante gerado pela própria atividade”, adianta o consultor do Mapa e médico veterinário, Cleandro Pazinato Dias.
O objetivo é sensibilizar a cadeia produtiva de bovinos de corte e leite para o uso de tecnologias que, além de reduzir emissões propiciem a sustentabilidade, como a gestão racional da água e dos alimentos, a implantação de biodigestores, compostagem e a geração de energia elétrica por meio do biogás produzido a partir de dejetos, inclusive em sistemas confinados. A avaliação sobre a viabilidade de cada projeto em todas as regiões será concluída ainda no segundo semestre deste ano.
O auditor fiscal federal agropecuário do Mapa e coordenador técnico do projeto, Sidney Medeiros, destaca a importância do projeto na contribuição da meta global do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas na Agricultura, Plano ABC.
Voltado para produtores, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores, o evento no Ceará é resultado de levantamentos realizados por meio do Projeto “Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: geração de valor na produção intensiva de carne e leite”. Entre os palestrantes, além de Sidney Medeiros, estão os consultores Cleandro Pazinato Dias, Fabiano Coser e o pesquisador da Embrapa, Marcelo Henrique Otenio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário