sexta-feira, 31 de maio de 2013
Sorriso: sindicato estima 100 sacas/hectare na safra do milho
Sorriso: sindicato estima 100 sacas/hectare na safra do milho
31/05/2013 07:03
Os produtores sorrisenses estão otimistas com a safra de milho. A estimativa do Sindicato Rural é que sejam colhidas cerca de 100 sacas por hectare, acima da média de 96 para o Estado, estimada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A projeção pode ser atribuída ao bom clima e o possível reflexo do aumento da área destinada ao cultivo do cereal, que saltou de 430 mil hectares da última safra para 480 mil nesta.
O presidente Laércio Lanz confirmou, ao Só Notícias/Agronotícias que as colheitadeiras já começaram entrar nas fazendas no último final de semana. "De forma tímida ainda, mas já temos produtores com as máquinas no campo. Na próxima semana, aí sim, teremos a colheita a todo vapor", disse.
Assim que o milho seja colhido em Sorriso, os produtores já se preparam para o vazio sanitário, período de três meses, em que nenhum produto é cultivado, para evitar pragas. No fim de outubro, tem inicio o plantio da soja, safra 2013/2014.
A região Norte, onde Sorriso está localizada, concentra 129,3 mil toneladas das 17,3 milhões estimadas para todo Estado, segundo o Imea (antes a projeção era pouco superior a 16 milhões). Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, último levantamento do instituto aponta aumento na área destinada ao cultivo do grão do Estado, de 8%, passando de 2,7 milhões de hectares para pouco mais de 3 milhões. A explicação é que produtores de algodão que comumente plantavam, acabaram deixando espaço para o cereal.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Ivan Olivera, de Sorriso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário