terça-feira, 1 de setembro de 2015
Curso de mecanização agrícola do SENAR chega ao interior de Minas Gerais
A agricultura de precisão permite até 45% de economia em relação à agricultura tradicional
O município mineiro de Piedade do Rio Grande recebeu, nesta semana, o primeiro curso Trabalhador da Mecanização Agrícola. Com 40 horas, o curso, promovido por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Minas Gerais e o Sindicato de Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande, reuniu oito participantes.
De acordo com o instrutor Wellington Durço Pereira, o início do curso foi dedicado aos controladores da agricultura de precisão, como GPS e satélites, abrangendo toda a parte relacionada à comunicação. Além disso, os participantes tiveram contato com computadores de bordo dos tratores - ou piloto automático -, por meio de aulas teóricas e práticas. “Contamos com um simulador em sala de aula, onde foi possível fazer uma revisão de tudo o que foi apresentado ao longo das aulas.”
Pereira aponta o ganho que a tecnologia traz para negócios relacionados ao meio rural. “Se compararmos a agricultura convencional com a agricultura de precisão, é possível constatar que a segunda traz uma economia equivalente a 45%. A partir dela, gastam-se menos produtos, menos tempo e, consequentemente, menos dinheiro.” O instrutor afirma que os investimentos, no caso de tratores que não contam com equipamentos, gira em torno de R$ 15 mil. “É relativamente alto, mas o retorno é imediato.”
O participante do curso e administrador de uma propriedade no município, Clebson Albach de Miranda, destaca a importância da capacitação. “A economia gerada pela agricultura de precisão é muito grande. Por isso, creio que essa seja uma tendência.” Miranda conta que já usa alguns equipamentos na agricultura de cereais. “Com o curso, pude aprofundar meus conhecimentos, que serão disseminados na região.”
Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande, Camilo de Lélis Monteiro de Andrade, o fato de a cidade receber o primeiro curso de Trabalhador da Mecanização Agrícola é motivo de orgulho. “Estamos localizados em uma região que está começando a ganhar destaque no Estado no que diz respeito à agricultura. Assim, atualizar técnicas de plantio de soja, milho, feijão e trigo, que são cultivados na região, é de grande importância. E o curso do SENAR vem ao encontro desse novo cenário.” O presidente afirma ainda que já há interessados em formar outras turmas de agricultura de precisão.
Data de Publicação: 01/09/2015 às 08:45hs
Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário