domingo, 31 de janeiro de 2016

Criado há mais de 100 anos, maracatu rural envolve milhares de pessoas

Edição do dia 31/01/2016
31/01/2016 08h45 - Atualizado em 31/01/2016 08h58


Criado há mais de 100 anos, maracatu rural envolve milhares de pessoas




Ritmo é uma joia da cultura brasileira.
Nazaré da Mata é conhecida como a capital do maracatu.

Vico IasiDo Globo Rural



 maracatu rural foi criado há mais de cem anos por agricultores e cortadores de cana de Pernambuco. O Globo Rural mostrou essa joia da cultura brasileira. A Zona da Mata de Pernambuco é dominada por um mar de cana.
Na chamada Mata Norte ficam municípios como Carpina, Aliança, Goiana e Nazaré da Mata. Relativamente pequena, a área abriga quase todos os conjuntos de maracatu rural de Pernambuco e do Brasil. São 130 grupos ativos, que somam mais de 13 mil integrantes.
Nazaré da Mata é conhecida como a capital do maracatu porque é o município que concentra o maior número de grupos. Ao todo, são 22 conjuntos, ou 22 maracatus, como dizem. Andando pela cidade, a cada rua é possível identificar uma sede.
O maracatu rural conta também com rei, rainha e princesas: uma corte, que retrata a influência europeia. Já a dama de passo, que caminha na frente, leva uma boneca negra: a calunga, uma protetora, ligada ao candomblé, uma religião de origem africana. De todos os personagens do maracatu rural, o mais conhecido e o mais imponente é o caboclo de lança. Ele é o guerreiro, o protetor do povo.
O maracatu rural também é chamado de maracatu de baque solto. O nome marca a diferença pra outro estilo de maracatu, típico de Recife e Olinda: o maracatu nação, ou de baque virado – que é mais antigo. As fantasias são diferentes e não existe o caboclo de lança. A música é mais lenta, tem mais balanço e os tambores são outros.
Veja o vídeo e assista a reportagem completa


A reportagem faz parte da série dos melhores momentos do Globo Rural. Veja as matérias que foram exibidas em 2015:
tópicos:
  • Economia
    • Para acessar o video clique no link abaixo.
      http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2016/01/criado-ha-mais-de-100-anos-maracatu-rural-envolve-milhares-de-pessoas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário