quarta-feira, 30 de março de 2016

Cotonicultura se sobresai em MT mesmo diante da crise

  • 30/03/2016 07:39
Algodão plantio Sinop junho 2014- 2 (SN) /
Apesar das diversidades vividas no Brasil, resultado da crise político-econômica que assola o país, a cotonicultura mato-grossense tem conseguido sobressair. É o que aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no último boletim.
De acordo com a entidade, “ao se considerarem os números do Ministério do Trabalho, as lavouras de algodão em MT empregaram diretamente em 2015, 2,6% a mais do que em 2014, mesmo com aumento de 9,5% no custo de mão de obra nesse período, enquanto que entre 2014 e 2015 Mato Grosso diminuiu em 2,4% os seus postos de empregos”.
O Imea, “embora o cultivo de algodão não seja o que mais emprega na agricultura do Estado, devido à sua menor escala de produção, a relação empregados/hectare impressiona. Por exemplo, em relação à soja, o algodão empregou 33,4% a mais por hectare cultivado, considerando a área da safra 15/16. Por isso, mesmo com a retração da economia e dos postos de emprego, certos setores, como o do algodão, vêm conseguindo “andar na contramão” das dificuldades”.


Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Weverton Correa (foto:Só Notícias/arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário