segunda-feira, 30 de maio de 2016

Rede de supermercados usa satélite para vender carne livre de desmatamento

Rede de supermercados usa satélite para vender carne livre de desmatamento





Rede de supermercados usa satélite para vender carne livre de desmatamento
30/05/16 - 00:07 



A rede de supermercados Walmart implantou um sistema de monitoramento por satélite para identificar a origem e evitar que a carne vendida nas lojas venha de áreas de desmatamento. O grupo acaba de anunciar que terminou de instalar a ferramenta nos estados do bioma amazônico e que pretende ampliar a iniciativa para todo o país até o fim do ano. A carne vendida pelo grupo com origem na Amazônia corresponde a cerca de 30 a 40% do volume total comercializado pela organização.
Na primeira fase de implantação da ferramenta, foram mapeadas cerca de 75 mil fazendas de onde saem os animais para o abate em 30 frigoríficos. Com o sistema de monitoramento por satélite foi criada uma base de dados que contempla áreas de desmatamento, terras indígenas e unidades de conservação. Para complementar a eficiência do monitoramento, também foram inseridos no sistema dados de listas públicas de áreas embargadas e de trabalho escravo.
Se riscos ambientais ou sociais são identificados na compra de carne de determinada fazenda, uma notificação automática é enviada automaticamente ao controle da operação. Para que aquele local possa voltar a vender animais para os frigoríficos que atendem o Walmart, é preciso que o proprietário comprove a correção dos problemas identificados. Há uma lista de recomendações predefinida para cada tipo de infração.
Luiz Herisson, diretor de Comunicação do Walmart Brasil, explica que a iniciativa promove uma cultura de cuidado com a origem em todos os elos da cadeia. O frigorífico que compra a carne se preocupa com as condições em que o animal foi criado e essa consciência também é transferida ao consumidor por meio do marketing nas lojas. “Nós queremos despertar a curiosidade de onde vem a carne que a família do consumidor compra. Essa mudança de hábito no fundo é aquilo que é o grande objetivo, uma mudança de comportamento, de tornar natural a ideia do ‘eu compro consciente’”, diz.
Implantação em outros estados
Para ampliar o sistema, a Rede Walmart promove reuniões em todo o país com os frigoríficos responsáveis pelo abate dos animais. As plantas frigoríficas são um elo fundamental para o sucesso da proposta. São elas que precisam ter cadastradas informações e depende dessas empresas o controle de dados da origem. Apesar de haver o monitoramento por satélite e cruzamento de informações sobre desmatamento, dados sobre licenças, autorizações e outros procedimentos são de responsabilidade dos frigoríficos repassarem aos supermercados.

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