As chuvas voltaram nos últimos dias para a região Sul do Brasil, ainda que em baixos volumes, mas com relatos de granizo em alguns municípios. No entanto, a previsão para o mês de março mostra um aumento de áreas de instabilidade sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os acumulados diários podem atingir os 50 milímetros.
"O fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do país está ganhando força sobre a Região Sul facilitando a formação de nuvens carregadas. Ao mesmo tempo, um sistema de baixa pressão atmosférica ganha força sobre o Paraguai e o norte da Argentina, e também vai colaborar para a formação das nuvens de chuva", noticiou a Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (02/03 a 04/03) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As condições de chuva aumentam bastante no final de semana na região e podem ocorrer chuvas fortes, principalmente sobre o Paraná, segundo mostra o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os acumulados diários podem atingir os 50 mm. Meteorologistas da Climatempo esperam por uma nova frente fria no início da semana que vem.
Produtores da região Sul devem estar atentos às previsões específicas de suas lavouras uma vez que a colheita na maior parte dos estados ainda está no início e chuvas neste momento podem atrapalhar o avanço dos trabalhos no campo. A colheita da safra de grãos no Sul, normalmente, ocorre mais tarde do que em outras localidades.
Nos últimos dias, algumas cidades da região Sul já registraram chuvas fortes e ocorrência de granizo com danos em lavouras de milho, soja e tabaco.
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
Tags:
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário