quarta-feira, 1 de maio de 2013
01/05/2013 09:40
01/05/2013 09:40
Curso sobre etanol celulósico será lançado em Ribeirão Preto
O objetivo é a capacitação dos profissionais que atuam em usinas e de fornecedores de equipamentos
America Biomass Technologies
A cidade de Ribeirão Preto, capital da principal região sucroenergética do país, foi o local escolhido para o lançamento e realização do primeiro curso presencial sobre etanol celulósico ou, como também é chamado, etanol de segunda geração.
De acordo com o professor e coordenador da Rede de Tecnologia Sucroenergética (RTSE), Prof. Dr. Henrique Baudel, “as usinas brasileiras já começaram a se adequar e, pelas parcerias que vêm sendo firmadas com empresas estrangeiras, o etanol celulósico elevará significativamente o patamar de produtividade nesse mercado”. Ainda conforme Baudel, a adoção de uma nova forma de se produzir demanda investimentos na formação das pessoas responsáveis pela estruturação dos processos.
O professor também afirma que a utilização do bagaço e da palha da cana na produção de etanol pode ampliar em até 30% o volume produzido, sem necessidade de aumento da área plantada, e sem comprometer a autossuficiência energética ou o balanço hídrico do sistema industrial. Soma-se a isso a possibilidade de se aproveitar, de maneira economicamente viável, resíduos tais como a vinhaça e o CO2 na geração de vapor e energia de processo e na produção de insumos químicos.
O Curso
Composto por três módulos, o Curso de Formação e Capacitação em Etanol Celulósico será ministrado por mestres, doutores e profissionais com larga experiência e conhecimento do setor sucroenergético.
No programa, constam temas técnicos, de gestão da produção e de análise da eficiência do processo. Esse conteúdo será apresentado em 40 finais de semanas, quinzenalmente aos sábados, das 8h30 às 17h.
Além do trabalho da RTSE na estruturação do programa, o curso conta com o apoio da Neticom Brasil, ABTPar e a Balbino Treinamentos na gestão e comercialização.
Lançamento
Para oferecer mais informações sobre o curso e sobre todos os benefícios que esse tipo de tecnologia na produção pode trazer às usinas, o professor Baudel ministrará uma palestra no dia 24/05, a partir das 19h30min.
O valor da inscrição para o evento é uma cesta básica ou R$50,00 que serão destinados a uma entidade beneficente da cidade. Para se inscrever, o interessado deve enviar um e-mail para contato@balbinotreinamentos.com.br ou pelo telefone (16) 3021-0025.
Notícias de Capacitação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário