sexta-feira, 1 de abril de 2016

Colheita da soja no Mato Grosso entra na reta final 01/04/2016 07:58

A colheita da safra 15/16 da soja atingiu 91,55% de conclusão no estado do Mato Grosso. O atraso, em comparação com a safra 14/15 foi reduzido para 2,3 p.p. Em contrapartida, a produtividade semanal, há seis semanas consecutivas está se distanciando cada vez mais das médias atingidas em 2015. Conforme o estudo do IMEA, na última semana, a média da produtividade semanal de 50,3 sc/ha é 1,9 c/ha menor que a do mesmo período no ano anterior. 
Ainda que com a produtividade ponderada da área já colhida até o momento não se tem registros de que existam quedas acentuadas – com média atual de 51,3 sc/ha. Sendo assim, o principal fator está em torno de 40% da área total ter sido colhida com produtividade média de 52,3 sc/ha. De acordo com o Instituto, nas últimas safras a variação de produtividade semanal até o momento do fim da colheita, foi considerado estável.  A relação entre o preço do grão da soja e seus subprodutos baixou 20,92%. Apesar da queda no preço do grão de soja, o recuo mais acentuado no preço do óleo e do farelo teve um maior impacto na retração da margem bruta de esmagamento. 
Com a maior parte da safra já transportada a ansiedade pelos embarques é pequeno no atual momento – geralmente, o frete de soja apresenta picos em suas cotações em fevereiro e março, neste ano, porém, isso não ocorreu. Uma das justificativas, está no aumento de escoamento pelos portos do Norte. Mesmo com os picos do frete não ocorrendo em 2016, o que está sendo observado, são preços de frete elevados, sobretudo, no trecho de Sorriso a Santos.  Ainda assim, a participação do frete sobre o preço da soja em Sorriso para esse trecho foi menor que nos anos anteriores. 
O mês de março está com o maior peso do frete sobre o preço da soja deste ano. Caso o preço do grão continue a queda observada há algumas semanas, os contratos para as exportações poderão ter um peso do frete maior sobre o bolso do produtor a partir de agora.
 

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário