terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Mato Grosso lidera ranking nacional de adoção de transgênicos 27/12/2016 09:28



Com 12,68 milhões de hectares de culturas transgênicas plantados, Mato Grosso se destaca no cenário de cultivo organismos geneticamente modificadas (GM) no Brasil. O Estado possui a maior área com OGM do país, seguido por Paraná (7,23 milhões/ha) e Rio Grande do Sul (5,53 milhões/ha). Se fosse um país, Mato Grosso estaria na 4ª posição (entre 28 países) do ranking global de adoção de transgênicos, atrás apenas dos Estados Unidos (70,9 milhões/ha), Brasil (44,2 milhões/ha) e Argentina (24,5 milhões/ha).
Em Mato Grosso, a soja geneticamente modificada (GM) ocupa 9,07 milhões (ha), quase o total da área cultivada com a oleaginosa (99,3%). As taxas de adoção de milho e algodão GM, as outras duas culturas com variedades transgênicas disponíveis no Brasil, tam-bém são expressivas. Os dados são do último relatório do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA).
Para a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, o protagonismo do Estado se deve à sua vocação agrícola e ao desenvolvimento de tecnologias adaptadas à região. “Os altos índices de adoção de transgênicos em Mato Grosso revelam o reconhecimento da eficiência dessas sementes por parte dos agricultores e a confiança em sua segurança”.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário