ANIVERSÁRIO
Portal aproximou o produtor brasileiro da revolução tecnológica no campo
Agrolink: Uma revolução em 19 anos
Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Publicado em 21/12/2017 às 21:22h.
Publicado em 21/12/2017 às 21:22h.
No ano de 1998, a agricultura brasileira era totalmente diferente do que conhecemos hoje: naquele ano, o País produziu apenas 76,559 milhões de toneladas de grãos em uma área de 35 milhões de hectares. Eram outros tempos, quando a atividade agropecuária beirava o desafio, o dinheiro para financiamento era escasso e a tecnologia era apenas matéria de ficção científica.
Há 19 anos, apenas 1,8 milhão de usuários conseguiam acessar a internet – a esmagadora maioria concentrada na zona urbana. Considerando o total da população brasileira naquela época, isso significava que menos de 1% das pessoas podiam usar os serviços dos primeiros grandes provedores e portais web do País, surgidos apenas alguns meses antes.
Pois foi naquele ano que surgiu o Portal Agrolink. Quando a internet ‘engatinhava’ no Brasil para alguns poucos privilegiados que conseguiam acesso discado à rede mundial de computadores, um empreendedor visionou que ali, na Tecnologia da Informação (TI), estava o futuro do Agro. O engenheiro agrônomo Antonio Borges percebeu que a ferramenta poderia ser a resposta, a solução para encontrar, canalizar e disponibilizar todo o fluxo de informações e dados que o produtor rural e os profissionais do setor precisariam para dar o salto de qualidade necessário.
O final da década de 1990 era o momento da abertura econômica do Brasil, quando o começaram a desembarcar investimentos, insumos, máquinas, tecnologias e serviços ao campo. A revolução do Agronegócio se confunde e se acelera em progressão geométrica com a evolução tecnológica. Primeiramente, esses avanços chegaram na forma de insumos, como sementes melhoradas, Organismos Geneticamente Modificados (OGM), fertilizantes e agroquímicos, bem como recursos embarcados nas máquinas e implementos agrícolas.
Mas a tecnologia, tal como uma força viva e pulsante, não ficou contida por muito tempo. Hoje ela é uma realidade nos dispositivos móveis, nos smartphones, nos tablets, nos drones, nos robôs, na nanotecnologia, nos sensores de altíssima definição, nos modelos climáticos altamente avançados, na biotecnologia de ponta e na enxurrada de informações e dados interpretados em favor da produção pelo BIG Data.
Tudo isso se traduziu num salto brasileiro no cenário Agro: hoje o País produz nada menos que 242 milhões de toneladas de grãos (uma alta de 30,3% sobre o ano anterior) e com Valor Bruto de Produção Agropecuária estimado em aproximadamente R$ 539 bilhões. É o maior exportador mundial de carne e um dos maiores de soja e milho do planeta. E tudo isso com alto equilíbrio de sustentabilidade e produtividade: a área plantada avançou em níveis controlados nestas duas décadas.
É nesse contexto que o Agrolink comemora 19 anos nesta sexta-feira (22.12), trazendo – a todo o momento – tudo o que você precisa saber sobre o agronegócio. Hoje já na segunda geração da família, a direção do Portal está nas mãos da filha do fundador, Nadia Borges. E a nova direção veio acompanhada de diversas mudanças que estão colocando o Agrolink na vanguarda.
Neste último ano, o Portal ganhou novo layout e novas funcionalidades, convergindo o que há de mais moderno para oferecer a melhor experiência ao usuário. Com destaque para o Sistema AgrolinkFito – uma referência em soluções de pragas e problemas no Brasil e que se tornou ainda mais acessível e atual. Outra seção de relevância são as cotações de preços das commodities, acessadas por dezenas de milhares de pessoas diariamente. E nessa fase de evolução o Agrolink passou a investir em produção de conteúdo próprio, exclusivo e de alto valor agregado. E vem muito mais por aí!
Nesta data especial para todos nós da Família Agrolink, queremos dar os parabéns a você e sua família por acompanhar essa revolução há 19 anos, desejando que siga conosco nessa jornada emocionante por muitos anos mais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário