Andes são o berço da batata cultivada pelo homem pré-histórico
Arqueólogos descobriram quatro múmias nas cavernas. E, junto com elas, restos de um vegetal, provavelmente, batata, de dez mil anos.
GLOBO REPORTER
Dos alimentos mais comuns, pelo menos 200 são das Américas, como o tomate, a abóbora, o feijão comum e o cacau. E 90% das calorias que alimentam o mundo vêm de um número pequeno de plantas. Os mais importantes são o milho, o arroz, o trigo, e a batata.
Uma coincidência intriga os cientistas: todos eles foram domesticados, ou seja, passaram a ser plantados e colhidos pelo homem, mais ou menos ao mesmo tempo: por volta de 10 mil anos atrás.
Os cientistas dizem que a batata vem das margens do Lago Titicaca, na Bolívia e no Peru. Dali, ela teria se espalhado por toda a América do Sul. O Peru tem pelo menos 2,5 mil tipos de batata.
Mas como nós começamos a comer batata? Quem tem a resposta são os homens das cavernas.
A linha do tempo começa uns 20 mil anos atrás quando os habitantes da Cordilheira dos Andeseram nômades, só pescavam, caçavam e coletavam vegetais para comer. Neste tempo também viviam os mamutes e o tigre-dentes-de-sabre. Lá, encontraram ossos de um megatério um bicho-preguiça gigante e primitivo que também já foi extinto. Evidências mostram que há pelo menos 13 mil anos já se usava nos Andes fogo para cozinhar os alimentos. E onde há fogo, há surpresas. Na caverna, os arqueólogos descobriram quatro múmias. E junto com elas, restos de um vegetal, provavelmente, batata, de dez mil anos. Com estas provas, os cientistas acreditam que os moradores de Três Ventanas estão entre os primeiros agricultores das Américas.
Mas por que, entre tantas opções, os homens das cavernas escolheram a batata como alimento principal? Muito provavelmente por conta do valor nutricional. A batata é rica em carboidrato, os arqueólogos acreditam que os homens primitivos davam preferência aos alimentos que fornecem bastante energia. Exatamente como aconteceu quando os colonizadores europeus chegaram lá. Poucos anos depois da descoberta da América, a batata começou uma viagem fascinante, para muito além da Cordilheira dos Andes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário