Sal foi o primeiro conservante natural dos alimentos
Quando ninguém tinha refrigerador, prolongar a durabilidade da carne era uma necessidade. E o embutido surgiu como técnica de conservação.
GLOBO REPORTER
Em busca de alimentos, o homem explorou as diferentes paisagens do planeta e criou algumas de outro mundo.
As lagoas de sal ficam no sul da França, perto da cidade de Aigues-Mortes, que significa águas mortas. Entre os poucos seres que sobrevivem estão uma microalga e um tipo minúsculo de crustáceo cor de rosa. O responsável pelo controle da água explica que as algas têm o pigmento betacaroteno. Quanto maior a presença delas, mais forte o tom de rosa.
A água vem do Mar Mediterrâneo: durante a maré alta, ela sobe por canais e entra nas lagoas, até 18 quilômetros acima da praia. Quando a água chega às lagoas, a concentração de sal é de 260 gramas por litro. Isso significa que em cada litro de água, mais de 1/4 é de sal.
Os franceses tiram sal de lá há pelo menos 2.500 anos. É a salina mais velha do mediterrâneo. Durante o Império Romano, tinha a mesma importância das minas de ouro e diamante. E as montanhas brancas não são a joia mais preciosa.
A produção de sal no sul da França acompanha um calendário parecido com o da agricultura. O período mais importante do ano é quando fazem, na faixa cor de rosa, a colheita do que os franceses chamam de fleur de sel, a flor do sal. São cristais que afloram só no verão. O gerente diz que a flor do sal é saudável porque contém cálcio e magnésio, minerais não presentes no sal comum. Além disso, é um produto natural, não industrializado: vai direto da colheita para a embalagem. Custa quatro vezes mais que o sal comum.
Mas o sal é saudável? Os cardiologistas pedem cautela: sódio é fundamental para a transmissão do impulso nervoso, mantendo a função dos nervos e do cérebro. O sal é indispensável para o funcionamento do nosso organismo, regula a quantidade de líquido do corpo e participa da transmissão dos impulsos no sistema nervoso.
O sal foi o primeiro conservante natural dos alimentos. Pode parecer pouco, mas antes da geladeira, conservar a comida era um velho problema. Na Itália, descobrimos antigas soluções, como os embutidos, que fazem parte da história dos alimentos. Quando ninguém tinha refrigerador, prolongar a durabilidade da carne era uma necessidade. O embutido é uma técnica de conservação.
Assista no vídeo como é a produção, ainda artesanal, do salame e da mortadela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário