sábado, 2 de janeiro de 2016

Mandioca sustentou pioneiros na maior cidade do Brasil

Edição do dia 01/01/2016
01/01/2016 23h54 - Atualizado em 01/01/2016 23h54

Mandioca sustentou pioneiros na maior cidade do Brasil




Farinha é herança dos índios, que já moíam a raiz e torravam o farelo muito antes do descobrimento. Ela viabilizou o desbravamento do país.




GLOBO REPORTER



Os carvoeiros de Cantiano, na Itália, faziam o almoço só com o que eles podiam levar para o mato. A carne estava protegida na linguiça. A energia vinha do grande do fubá de milho.
Mas antes de se tornar um dos queridinhos da Europa, o milho enfrentou muito preconceito por lá. É que os europeus ricos estavam acostumados com o que eles chamavam de cereais nobres como o trigo, a cevada, a aveia. E eles não aceitavam a ideia de comer o mesmo cereal que era dado aos porcos.
Mas como sempre, a necessidade deu um jeito nisso. Foram os italianos pobres da região de Cantiano que criaram uma receita que em pouco tempo se tornaria famosa tanto ali quanto no Brasil, “la polenta”. Prática, nutritiva e deliciosa. Tudo que uma receita simples precisa ser.
E por que eles não comiam, simplesmente, o milho cozido? É que a espiga dura pouco. O fubá tem a virtude de ser farinha. Essa vantagem é ainda mais forte na prima brasileira dos alimentos: a mandioca.
A farinha de mandioca é herança dos índios, que já moíam a raiz e torravam o farelo muito antes do descobrimento. Era chamada farinha de pau e viabilizou a colonização e o desbravamento do país. Para falar da mandioca, serve um vilarejo – ou a maior cidade do país. A mandioca foi um dos motivos para a fundação de São Paulo.
E pelo Brasil afora, mandioca vira tapioca, petisco, beiju, pirão, angu... E vira festa, na praça de Cruz das Almas.
tópicos:
  • São Paulo
    • Para acessar o video clique nolink abaixo.
      http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2016/01/mandioca-sustentou-pioneiros-na-maior-cidade-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário