O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, esteve reunido ontem, em São Paulo, com a diretoria do Grupo Cosan, concessionária da Ferronorte, para articular a expansão da ferrovia ao norte estadual, passando por Cuiabá. O presidente da empresa deu a sinalização positiva ao governador, afirmando que irá analisar o traçado levando em consideração o pleito do governo.
O diretor presidente da Cosan disse ainda que levará em consideração o pleito histórico para que Cuiabá esteja na área de abrangência dos trilhos. "Vamos estudar as alternativas para atender ao pedido do governador em expandir o ramal para Cuiabá. Vemos muito valor naquela região e vamos seguir trabalhando junto com o governo de Mato Grosso para dar continuidade ao projeto de expansão da ferrovia", afirmou Lutz.
A estratégia do governo do Estado é a de auxiliar no que for possível a empresa, atuando em parceria e criando condições para que o projeto de expansão avance. Atualmente, os trilhos chegam até a cidade de Rondonópolis (210 quilômetros ao sul da Capital), saindo do Porto de Santos. A intenção é que os trilhos subam para o norte, facilitando o escoamento da produção de Mato Grosso, maior produtor nacional de grãos e fibras.
Este é o terceiro encontro do ano entre o governador Pedro Taques com Grupo Cosan, que esteve em Cuiabá em maio deste ano para tratar do andamento do projeto de expansão do ramal da ferrovia. Taques lembrou que desde 1974 os cuiabanos e mato-grossenses trabalham e esperam ver concretizado esse projeto que irá trazer mais oportunidades de emprego e renda à região. "O povo cuiabano espera pela concretização deste projeto há décadas. E ele certamente trará benefícios econômicos ao Estado e à região do Vale do Rio Cuiabá. Cabe a mim como governador criar condições e ambiente de negócios favorável para que o projeto avance com mais celeridade. Somos entusiastas e colaboradores deste projeto".
O secretário de Infraestrutura do Governo de Mato Grosso, Marcelo Duarte, ressaltou que o Estado trabalha com o projeto de multimodais para Mato Grosso. "Já construímos e reconstruímos 1,2 mil quilômetros de estradas, mas também estamos focando em projetos estratégicos, como as ferrovias. Com novos modais, garantimos também mais qualidade e segurança nas estradas, além do barateamento do frete", pontuou Marcelo.
O presidente e proprietário da Cosan, Rubens Ometto também fez questão de participar do encontro com o governador.
O terminal intermodal de cargas de Rondonópolis foi inaugurado em setembro de 2013. Existem outros três terminais: Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. Esta é a única ferrovia de Mato Grosso. Atualmente, a malha ferroviária de Santos a Rondonópolis, transporta cerca de 30 milhões toneladas, basicamente de produtos agropecuários. Com o projeto de modernização e expansão da malha, a meta é chegar a 75 milhões toneladas.
As informações são do jornal O Diário de Cuiabá.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)
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