Suspensão da vaquejada no CE provoca manifestação em Brasília
STF derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a atividade.
Há defensores e os críticos dessa competição típica do Nordeste.
Vaqueiros fizeram manifestação em Brasília para defender a vaquejada. O protesto aconteceu depois que o Supremo Tribunal Federal derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a atividade.
Vaqueiros de vários estados foram protestar. A maioria era do Nordeste. Para eles, a vaquejada faz parte da cultura do campo. É uma tradição.
Os vaqueiros começaram uma série de protestos por todo Brasil depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu, no começo do mês, derrubar uma lei que regulamentava a vaquejada no Ceará. Os ministros entenderam que a atividade provoca sofrimento nos animais e é inconstitucional. A decisão serve de referência para o resto do país e pode trazer punições aos vaqueiros por crime de maus-tratos.
Na vaquejada um boi é solto em uma pista de areia e vaqueiros a cavalo tentam derrubar o animal pelo rabo. Mas, para os defensores da vaquejada, trata-se de um esporte com regras a serem seguidas.
Mas, o Fórum Nacional de Proteção Animal é contra a regulamentação da vaquejada. A entidade alega que há riscos. A médica veterinária Vânia Nunes disse que é impossível não haver lesões no rabo e na coluna dos animais que participam das provas, mesmo na chamada vaquejada legal.
O presidente da Associação dos Vaqueiros do Maranhão, Régis Tavares, que participou da manifestação, defende a atividade.
Uma comissão de vaqueiros foi recebida pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e pediu a criação de uma comissão para regulamentar cerca de 50 atividades e esportes que envolvem bois e cavalos. O ministro ficou de analisar o pedido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário