Comitiva da Sead se reúne com secretário de Agricultura de SP
22/02/17 - 19:28
O Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal deram um importante passo, na manhã desta quarta-feira (22), para unir forças em prol das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Arnaldo Jardim, recebeu a equipe do secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, para um alinhamento a respeito do planejamento e também das prioridades de cada instância a respeito das ações voltadas para o setor.
De acordo com Roseno, além de muito produtiva, a reunião gerou grande expectativa, principalmente devido à semelhança das prioridades entre as pastas. “Para nós, foi uma surpresa muito agradável conhecer o grau de desenvolvimento das políticas voltadas para a agricultura familiar no estado de São Paulo”. E a medida que o secretário especial apresentava o modo de funcionamento da Sead, os demais participantes explicavam as ações semelhantes que estão sendo realizadas no Governo do Estado. Entre elas, destaque para as políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a ações voltadas para a regularização fundiária e também os programas de comercialização, que estão entre as prioridades da Sead para 2017. “O que pretendemos fazer em São Paulo, em parceria com o Governo do Estado, queremos que seja referência para o restante do país”, disse Roseno.
Entusiasmado com tais possibilidades, o secretário Arnaldo Jardim parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pela Sead e pactuou com o objetivo de no mês de março promover um novo encontro para assinar parcerias nas áreas citadas, e possivelmente em outras, que serão levantadas por um grupo de trabalho responsável por tais encaminhamentos. “Para nós, auxiliar os agricultores nas políticas de comercialização é de suma importância para vislumbrar o desenvolvimento econômico dessas famílias. O fortalecimento das nossas políticas passa por garantia de fornecimento e de mercado”, exemplificou Arnaldo Jardim.
À frente da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), João Brunelli citou o programa Microbacias como porta de entrada das principais ações da secretaria atualmente. De acordo com ele, o programa começou voltado para questões ambientais, atualmente tem a missão de promover acesso a mercados para mais de 300 associações e cooperativas cadastradas e, em uma próxima etapa, o Microbacias vai promover a qualificação da gestão dessas entidades.
Brunelli explicou que a Cati é a principal emissora de Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) de SP e que o estado tem mais de 280 mil propriedades de até quatro módulos fiscais. “É um dado que poucas pessoas conhecem, mas mais de 83% das propriedades rurais do estado são características da agricultura familiar”, explicou João Brunelli. Leia neste link o que caracteriza o setor.
O secretário adjunto da Sead, Jefferson Coriteac falou da importância da reativação dos convênios entre o Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo, que durante anos ficou esquecido por questões político-partidárias. “A estratégia é somar esforços para trazer nossas ações para São Paulo, que tem um potencial muito grande na agricultura familiar”. E relembrou que no final do ano passado, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) recebeu da Sead um repasse de quase R$ 5 milhões para a compra de 100 veículos e 100 computadores. Leia mais sobre esta ação aqui.
Sônia Nunes, delegada federal da Sead no estado de SP, também ficou otimista com o que foi colocado no encontro: “Vamos caminhar juntos para melhorar os resultados da agricultura familiar como um todo”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário