quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Cultivo de oliveiras será tema de Dia de Campo em Ibarama

Cultivo de oliveiras será tema de Dia de Campo em Ibarama




Cultivo de oliveiras será tema de Dia de Campo em Ibarama
23/02/17 - 16:14
 
Com o objetivo de disponibilizar conhecimentos técnicos sobra a cultura da oliveira e divulgar mais uma alternativa de diversificação aos agricultores, será realizado no próximo dia 07 de março, no Centro de Eventos Lorena Wendt Dal Ri, no município de Ibarama, um Dia de Campo sobe a ?Experiência do Plantio de Oliveiras em Ibarama?. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Embrapa Clima Temperado, Prefeitura e os agricultores do município que investem no plantio das oliveiras, Mario Jaci Raminelli e João Luiz Kischener.
Para participar, é necessário realizar a inscrição junto à Emater/RS-Ascar de Ibarama ou na Secretaria Municipal de Agricultura, por meio dos endereços eletrônicos emibaram@emater.tche.br e agricultura@ibarama.com ou nos telefones (51) 3744-1221e (51) 3744-1075, até a sexta-feira, dia 03 de março. As inscrições são gratuitas, no entanto será disponibilizado almoço aos participantes, no Ginásio de Esportes João Lazzari, no valor de R$ 10,00 por pessoa.
A programação do evento inicia às 8h, com recepção dos participantes, seguida da abertura oficial e da palestra ?A cultura da oliveira?, ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Enilton Fick Coutinho. Ainda no período da manhã, os participantes realizarão uma visita à Unidade Experimental de Oliveiras na propriedade do agricultor Mario Jaci Raminelli, na localidade de Linha Seis, interior do município, na qual são cultivadas 27 variedades de oliveiras, totalizando 81 plantas. Para tanto, a Prefeitura de Ibarama irá disponibilizar ônibus para o transporte dos participantes.
A programação terá continuidade no período da tarde, com visita ao Pomar Comercial de Oliveiras, de propriedade do agricultor João Luiz Kischener, na localidade de Linha Cascata. Em seguida, haverá degustação de azeite de oliva gaúcho e encerramento do evento. 
Atualmente, no município de Ibarama são cultivados 11 hectares (ha) com oliveiras, sendo que a expectativa é de que sejam implantados ainda em 2017 mais 26 ha. Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Giovane Rigon Vielmo, as variedades em teste na área experimental têm demonstrado potencial de produção. ?Isso significa que o solo e o clima da região Centro-Serra são promissores para a exploração econômica da cultura?, frisa.
Ainda segundo o extensionista, o azeite de oliva e a conserva de azeitona consumidos no Brasil são quase que totalmente importados, visto que a produção nacional é insuficiente para abastecer o mercado. ?Esperamos que com a divulgação e mais informações aos agricultores estas áreas sejam ampliadas, pois a demanda é muito grande. Hoje no Brasil menos de 1% do azeite de oliva e da azeitona em conserva consumidos são oriundos da produção local, mais de 99% desses produtos são importados?, lamenta Vielmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário