terça-feira, 25 de abril de 2017

Prêmio vai reconhecer mérito da imprensa na divulgação de boas práticas ambientais


Prêmio

Prêmio vai reconhecer mérito da imprensa na divulgação de boas práticas ambientais



Todos os dias diversas pessoas e instituições colocam em prática ações que ajudam a preservar, de alguma forma, os recursos naturais
Todos os dias diversas pessoas e instituições colocam em prática ações que ajudam a preservar, de alguma forma, os recursos naturais. É a escola que reutiliza a água eliminada pelo ar condicionado, o produtor rural que adotou um viveiro sustentável ou o município que implantou a coleta seletiva. São exemplos de atitudes que muitas vezes a sociedade não toma conhecimento e que devem servir de inspiração para outras tomadas de consciência. E é com o trabalho da imprensa que ações como estas e tantas outras são tornadas públicas. Por isso, uma das categorias da primeira edição do Prêmio Mério Ambiental do Tocantins é voltada para ela, a Comenda Jornalismo Ambiental.
O objetivo, segundo a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Meire Carreira, é reconhecer essa contribuição tão importante de jornalistas e veículos de comunicação em prol do meio ambiente. “O mérito da imprensa é levar ao conhecimento do público, de forma simples e instrutiva, os bons exemplos que temos em diversas áreas e reforçar seu papel de formador de conscientização da população”, pontua.
Serão premiados três trabalhos jornalísticos: uma produção de televisão (que tenha sido veiculada em telejornal ou website); uma produção de rádio (que tenha sido veiculada em emissora de rádio) e uma produção de texto (veiculado em jornal, revista ou website). Cada matéria deve ter sido veiculada no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2016 em veículos exclusivamente jornalísticos.
As produções de áudio e vídeo devem ser publicadas primeiramente em um site de compartilhamento de vídeos (YouTube ou Vimeo) e o link gerado deve ser indicado no ato da inscrição. Já as produções de texto devem ser enviadas em formato PDF conforme a reportagem foi originalmente publicada no veículo. Caso o veículo possua versão online, o link para a publicação também deve constar na inscrição. Os três trabalhos serão premiados da mesma forma: autor e veículo que publicou a matéria.
Inscrições
As inscrições para o Prêmio Mérito Ambiental podem ser feitas no site da Semarh (www.semarh.to.gov.br) até o dia 11 de maio. A premiação deve ser realizada durante a Semana do Meio Ambiente, cujo dia mundial é celebrado em 05 de junho.
O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado por meio de projetos ou trabalhos que estimulem, defendam ou executem ações em prol da preservação e a defesa do meio ambiente no Estado do Tocantins.
Ao todo serão entregues 19 prêmios (comenda ou troféu, acompanhados de certificado) aos vencedores inscritos em seis categorias, sendo elas: Comenda Jornalismo Ambiental (três outorgas a produções jornalísticas – textual, televisiva e radiofônica, com premiação do(a) autor(a) e veículo que realizou a publicação); Troféu Responsabilidade Ambiental (seis outorgas empresas, universidades, organizações não governamentais, associações, entidades civis e profissionais da área ambiental); Comenda Boas Práticas Sustentáveis (três outorgas a proprietários rurais ou agricultores familiares); Troféu Escola de Educação Ambiental (três outorgas a unidades escolares, públicas ou privadas); Troféu Cidade Sustentável (três outorgas para Gestões Municipais) e Troféu Mérito Ambiental (uma outorga a Comitê de Bacia Hidrográfica).
Foto: Fernando Alves / Governo do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário