segunda-feira, 31 de julho de 2017

Câmara Setorial de Trigo reúne representantes do setor no dia 1º de agosto, em Piracicaba (SP)



Conjuntura do trigo no mercado nacional e internacional será um dos temas debatidos no encontro


Visando debater as perspectivas da cadeia do trigo, diferentes representantes do setor participam, no próximo dia 1º de agosto, da segunda reunião da Câmara Setorial de Trigo de 2017, que será realizada na Esalq – USP, em Piracicaba (SP). O encontro abordará a atual conjuntura do trigo no mercado interno e externo, as perspectivas para o câmbio e a estimativa de colheita e variedades, por meio do reporte das cooperativas sobre a evolução do plantio.
“A Câmara Setorial de Trigo é fundamental para maior transparência nas informações do setor, além de ser o elo entre toda a cadeia, desde o setor de pesquisa, passando pela produção, transformação, industrialização e consumidor final”, destaca o presidente da Câmara Setorial do Trigo, Maurício Ghiraldelli.
Outro destaque da reunião será a apresentação dos irmãos Koenig, que foram considerados os campeões de produtividade na safra 2016. Com uma área de plantio de 200 hectares, auditada, em Espumoso (RS), os produtores obtiveram 132 sacas de trigo por hectare (inverno), contra a média nacional de 50 sacas.
Segundo o presidente da Câmara, esse momento é importante para o setor, pois reúne em um único espaço os diferentes elos da cadeia e promove o debate do cenário atual do trigo no Brasil e no mundo, além de uma análise dos próximos meses. “O mercado de trigo atual está num patamar de preços bons, chegando bem próximo da paridade de importação Argentina. O que irá definir o preço da nova safra será a oferta de trigo nacional disponível até meados de novembro, assim como o câmbio, que é outro fator que influencia diretamente o mercado. A partir de novembro/dezembro, o setor sofrerá pressões pela colheita na Argentina e também no Rio Grande do Sul, mas até lá muita coisa poderá acontecer, afinal o campo é uma indústria a céu aberto e o clima é um fator preponderante na cultura do trigo”, esclarece Ghiraldelli.
A reunião também contará com a apresentação dos próximos eventos do setor, como a I Corrida Trigo é Saúde, a ser realizada no dia 15 de outubro em São Paulo (SP) e o 24º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, que será entre os dias 22 e 24 de outubro, em Campinas (SP).
A reunião da Câmara Setorial do Trigo ocorre um dia antes do Simpósio Nacional da Cultura do Trigo – Bases para a produtividade, que será em 2 de agosto, no Pavilhão da Engenharia. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site.


Data de Publicação: 31/07/2017 às 08:00hs
Fonte: Attuale Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário