sexta-feira, 28 de junho de 2013
28/06/2013 09:50
28/06/2013 09:50
BNDES estima desembolsos de R$6 bi para setor da cana em 2013
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê desembolsos para o setor sucroalcooleiro em 6 bilhões de reais em 2013, retornando a patamares históricos, disse nesta quinta-feira o vice-presidente da instituição, Wagner Bittencourt
Reuters
Com 3,3 bilhões de reais em desembolsos para o setor no (primeiro) semestre, isso sinaliza a volta a patamares históricos e um crescimento significativo sobre o ano anterior", disse Bittencourt, ao participar do Ethanol Summit, em São Paulo.
Entre 2008 e 2012, banco liberou um total de 30 bilhões de reais para o setor. Apenas no ano passado foram 4,1 bilhões de reais.
As linhas de crédito do BNDES incluem recursos para ampliação e renovação de canaviais (Prorenova), para estímulo a inovação e para estocagem.
Considerados apenas os recursos para a renovação de canaviais, o BNDES está otimista de que os desembolsos ficarão perto dos 4 bilhões de reais disponíveis este ano, disse nesta quinta-feira o chefe do departamento para biocombustíveis da instituição, Carlos Eduardo Cavalcanti.
No ano passado, empresas controladas por capital estrangeiro não tinham acesso aos recursos do Prorenova e, com isso, dos 4 bilhões de reais destinados ao programa pouco menos de 1,5 bilhão de reais foram liberados pelo banco.
Segundo Cavalcanti, mudanças nas regras de acesso aos recursos e uma redução da taxa efetiva de juros para 5,5 por cento ao ano deverão estimular a procura.
INOVAÇÃO
A linha de financiamento destinada à inovação e ao desenvolvimento tecnológico das indústrias de cana (Paiss) já liberou 2,4 bilhões de reais, desde que seu início operacional, em agosto de 2012, disse Cavalcanti.
O programa prevê recursos totais disponíveis de 3,1 bilhões de reais, sem prazo de encerramento.
Cavalcanti disse ainda que está em estudo no BNDES a criação de uma espécie de Paiss para fomentar a inovação no setor agrícola da cana.
Notícias de Cana de açúcar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário