sábado, 29 de junho de 2013
Debate sobre exportação do segundo semestre marca encerramento da Expedição Safra 2012/13
29/06/2013 as 10:25 por Reda
Fonte: Da Assessoria
As exportações previstas para o segundo semestre vão exigir que os portos brasileiros mesclem o embarque de soja com o de milho, disse o superintendente da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. Ele palestrou nesta sexta-feira (28/06) sobre os planos do setor diante do crescimento contínuo da produção, durante o evento de encerramento da Expedição Safra Gazeta do Povo, realizado na sede da Appa. No início do ano, as exportações da oleaginosa só engrenaram quando foi reduzido o embarque de milho.
O Porto de Paranaguá está conseguindo se adaptar à demanda, apontou Dividino, considerando aumento de 12% nos embarques de granéis de janeiro a maio ante o mesmo período de 2012, apesar de a incidência de chuvas ter aumentado. “Temos muitos projetos em andamento e um plano de infraestrutura para os próximos 20 anos, que vão tornar o porto mais moderno e irão atender à demanda”, explicou.
A logística de exportação preocupa os empresários do agronegócio. Paulo Fachin, CEO da Ceagro Brasil – empresa de produção e serviços que atua nas regiões Centro-Oeste e Centro-Norte do país –, participou do evento e ressaltou que o setor público não tem acompanhado o crescimento da produção brasileira. O problema do escoamento tende a se agravar nos próximos dois ou três anos por causa da falta de investimentos, apontou. “As empresas têm interesse de investir, mas o Estado precisa prover meios para que isso aconteça.”
A colheita fica retida nas regiões de produção enquanto os portos mantêm ritmo de embarque aquém do esperado, acrescentou Fachin. Em sua avaliação, os portos ainda não mostraram capacidade de exportar dois grãos – soja e milho -- ao mesmo tempo. “O ideal seria que a exportação ocorresse o ano inteiro para que pudéssemos ocupar mercados enquanto os outros países estão em entressafra”, explicou.
“A exportação do milho segunda safra ainda é uma novidade para o Brasil. Dez anos atrás, Mato Grosso nem produzia a safrinha e, hoje, já produzimos mais nesse ciclo [inverno] do que na primeira safra [verão]”, avaliou Giovani Ferreira, gerente de Agronegócio da Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra. “No ano passado, conseguimos ocupar o espaço deixado pelos Estados Unidos no mercado internacional. Porém, os novos clientes ainda não são compradores fiéis, e temos o desafio da logística”, acrescentou
Paraná
O secretario da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, prevê crescimento contínuo na produção. Ele considera que, em 2013/14, o estado vai superar a safra de 38,2 milhões de toneladas de grãos registrada em 2012/13, conforme o último levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). “Temos tudo para sermos um dos principais fornecedores de alimentos para o mundo. Temos solo, tecnologia e investimentos, mas ainda precisamos resolver a questão da logística”, disse o secretário.
Para o secretario de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, parcerias com a iniciativa privada são fundamentais diante das necessidades apresentadas pelo setor agrícola. Ele ressaltou que investimentos devem ser feitos desde o início da cadeia. “Não podemos pensar somente na exportação. É preciso ver também como estão as estradas rurais que ficam na saída da fazenda do produtor. É necessário pensar como um sistema”, afirmou.
O evento de encerramento da Expedição Safra Gazeta do Povo 2012/13, realizado no Porto de Paranaguá, foi também um pré-lançamento da edição 2013/14. Os participantes puderam conhecer a estrutura instalada para embarque de grãos. O porto está recebendo investimentos públicos e privados. A Seara, por exemplo, acaba de inaugurar um terminal com capacidade de armazenamento de 100 mil toneladas, suficiente para encher um navio e meio.
A Expedição
O projeto, que só na safra 2012/13 percorreu 60 mil quilômetros por 14 estados brasileiros, além de América do Sul e América do Norte, entra em sua oitava edição. No evento de Paranaguá, foram apresentadas prospecções formuladas a partir do levantamento técnico-jornalístico realizado nos últimos meses. De acordo com a Expedição Safra, o Brasil não só aumentou sua área de cultivo e a produção, mas também recuperou sua capacidade produtiva. No caso do milho safrinha, por exemplo, que deve ter uma produção de 41,24 milhões de toneladas nesta safra de inverno, o aumento da área foi de 13,7% e a produção deve crescer 12,7%.
No pré-lançamento da edição 2013/14, a Expedição Safra divulgou que vai discutir, na temporada, os desafios de preço, mercado e sustentabilidade econômica. Além de Brasil, América do Sul e América do Norte, a equipe de técnicos e jornalistas irá desembarcar também na África do Sul com o objetivo de estudar as relações de oferta e demanda dos potenciais parceiros brasileiros.
Participaram do encerramento o senador Sérgio Souza (PMDB), o deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT), o gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, o diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar),Ignácio Kroetz, o presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, além de representantes de empresas, holdings e parceiros da Expedição Safra.
Sobre a Expedição Safra Gazeta do Povo
Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra Gazeta do Povo realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e China. Nesta temporada desembarcam na Índia.
Parcerias
Desenvolvida pelo Agronegócio Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), na edição 2012/13 a Expedição conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Toyota, com patrocínio do grupo Ceagro/LosGrobo, Governo do Paraná, New Holland, Caixa, UPL/DVA, Intacta RR2 PRO e Seara. O apoio institucional é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),
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