Ministério da Agricultura do Chile lança plano para reduzir agroquímicos
26/02/16 - 17:47
Através de um novo programa de Sanidade Vegetal, o Ministério da Agricultura do Chile anunciou que pretende diminuir o uso de praguicidas, pesticidas, herbicidas e fungicidas na produção de alimentos. As medidas foram apresentadas pelo diretor nacional do Instituto Nacional de Pesquisas Agropecuária do Chile (INIA, na sigla em espanhol), Júlio Kalazich.
“Devido à importância desse tema no desenvolvimento do setor, decidimos criar um novo Programa Nacional de Sanidade Vegetal, que estará a cargo do engenheiro agrônomo e pesquisador do INIA, Carlos Quiroz”, informou Kalazich. Segundo ele, a ideia é otimizar o uso dos agroquímicos nas lavouras.
De acordo com o diretor nacional do INIA, a sanidade vegetal fazia parte do Programa Nacional de Sustentabilidade e Meio Ambiente, mas em função da relevância atual e futura do tema, foi necessário separar. O objetivo do Programa Nacional de Sanidade Vegetal agora é produzir conhecimentos baseados em investigação de científica de qualidade e que contribuam para a redução do uso dos agroquímicos e a sustentabilidade dos sistemas agropecuários.
Similar à Embrapa no Brasil, o INIA é a principal instituição de pesquisa agropecuária do Chile. É responsável por gerar variedades de plantas como trigo, arroz, batatas, hortaliças e frutas que se adaptem ao clima e aos solos chilenos.
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems
Nenhum comentário:
Postar um comentário