sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Rosenfield diz que Estado deve pagar por desapropriações em favor de indígenas

Rosenfield diz que Estado deve pagar por desapropriações em favor de indígenas





Rosenfield diz que Estado deve pagar por desapropriações em favor de indígenas
26/02/16 - 15:14

 
Professor de Filosofia da UFRGS (Universidade Federal do RS), Denis Rosenfield defende que os proprietários rurais devem receber indenização pela desapropriação de suas terras para a demarcação de terras indígenas. A afirmação foi feita durante audiência da CPI da Funai/Incra, na qual participou como testemunha.
“Os proprietários rurais não são responsáveis pela situação dos índios, o responsável é o Estado brasileiro”, apontou Rosenfield. Para ele, a legislação para demarcação de terras indígenas deveria ser alterada para obedecer aos mesmos procedimentos da questão das quilombolas – que prevê o pagamento dos proprietários rurais com terras desapropriadas. 
Ele disparou críticas sobre as relações mantidas entre Organizações Não Governamentais (ONGs) brasileiras e órgãos de governo de outros países. Segundo o professor, muitos desses países têm interesse em enfraquecer a produção agropecuária internacional no Brasil.
Rosenfield afirmou também que a Funai desrespeita a jurisprudência estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a demarcação de terras reconhecidas como indígenas em período anterior à Constituição de 1988. Defendeu ainda que o relatório antropológico não deve ser soberano em relação à demarcação: “O Estado deve decidir se aceita ou não este relatório e conduzir a negociação e intermediar os conflitos. A Funai não pode ser parte do processo”.

Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Nenhum comentário:

Postar um comentário