Agricultura familiar
Agricultores familiares se juntaram para celebrar o Dia do Colono, o dia em que se comemora a vinda dos primeiros imigrantes alemães
Centro de Ijuí recebe agricultores familiares para festejar Dia do Colono
Por: EMATER - RS
Publicado em 26/07/2017 às 09:17h.
Publicado em 26/07/2017 às 09:17h.
Agricultores familiares se juntaram nesta terça-feira (25/07), no centro de Ijuí, para celebrar o Dia do Colono, o dia em que se comemora a vinda ao Rio Grande do Sul dos primeiros imigrantes alemães, em 1824, que viriam a ser os futuros trabalhadores da colônia. Também, no mesmo dia, comemora-se no município o aniversário de fundação do Escritório da Emater/RS-Ascar, atualmente com 60 anos.
Dentre os convidados, dona Ester Rott, de 89 anos, recebeu cumprimentos em nome do marido, já falecido, Ogênio Rott, ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), no ano de 1986, e ex-vereador de Ijuí.
Teria sido ideia de Rott implantar no município o Escritório da Emater/RS-Ascar, há seis décadas. ?Há 60 anos, Rott era vereador voluntário, sem remuneração, ele era ligado à Fetag e teve a ideia de redigir um ofício solicitando ao prefeito que se reportasse ao Governo do Estado, buscando o convênio com a Ascar daquela época. O prefeito Lothar Friederich, naquele ano de 1957, fez a solicitação e, no dia 25 de julho, o secretário executivo da Emater esteve em Ijuí assinando o convênio e inaugurando o Escritório Municipal?, contou o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Vito Cembranel.
Durante as comemorações ao Dia do Colono, 15 agroindústrias familiares participaram da 6ª Feira do Dia do Colono, realizada na rua 14 de Julho. A venda de produtos coloniais atraiu à Feira centenas de consumidores. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS-Ascar e agricultores familiares de Ijuí.
?É um dia especial para todos nós. Sabemos o quanto custa tudo isso, produzir alimentos com a qualidade com que são produzidos?, disse o prefeito Valdir Heck. ?Temos uma visão clara do incentivo que devemos dar para expandir esta atividade, sempre calcados na boa iniciativa e na qualificação da produção. Os agricultores, cada vez mais, estão se firmando com esse conceito?, completou o prefeito de Ijuí.

Nenhum comentário:
Postar um comentário