terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Bernanke diz que benefícios de estímulo do Fed são claros
Por Pedro da Costa e Alister Bull
WASHINGTON, 26 Fev (Reuters) - O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, defendeu fortemente o estímulo de compra de bônus do banco central norte-americano perante o Congresso nesta terça-feira, aliviando temores de que membros da autoridade monetária possam estar hesitantes sobre a continuidade do programa.
Bernanke também fez um apelo, durante o testemunho semestral da instituição sobre política monetária ao Congresso, para que parlamentares evitem fortes cortes de gastos que passam a valer na sexta-feira, e que, segundo ele, podem ser combinados com aumentos de impostos anteriores para criar um "significativo obstáculo" à recuperação da economia.
Ele disse que membros do Fed reconhecem os possíveis riscos de seu apoio extraordinário à economia, incluindo a possibilidade de que o público perca a confiança na capacidade do banco central de retirar gradualmente seu estímulo ou os possíveis efeitos desestabilizadores de juros baixos sobre mercados importantes.
Bernanke afirmou que os riscos não parecem sólidos no momento, acrescentando que o banco central tem todas as ferramentas de que precisa para retirar seu apoio monetário no momento adequado.
"Nesse sentido, não acreditamos que os possíveis custos de uma maior assunção de risco em alguns mercados financeiros superem os benefícios da promoção de uma recuperação econômica mais forte e da criação mais rápida de empregos", disse Bernanke ao Comitê Bancário do Senado.
Em resposta à crise financeira e à profunda recessão de 2007-2009, o Fed não só praticamente zerou as taxas oficiais de juros como também comprou mais de 2,5 trilhões de dólares em títulos hipotecários e dívida do Tesouro com o objetivo de reduzir os juros de longo prazo e desencadear contratações.
O Fed atualmente compra mensalmente 85 bilhões de dólares em bônus e disse que planeja continuar adquirindo ativos até ver uma melhora significativa na perspectiva para o mercado de trabalho.
A ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed, publicada na semana passada, mostrou que alguns membros da instituição acreditam que os riscos das compras de bônus podem justificar sua redução ou conclusão antes que contratações ganhem fôlego.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário