terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Mato Grosso se mobiliza para combater o analfabetismo
Mato Grosso se mobiliza para combater o analfabetismo
Meta do Estado é ter 15 mil estudantes matriculados em 2013
DA SECOM-MT
Uma grande mobilização social com objetivo de reduzir os índices de analfabetismo será lançada em Mato Grosso a partir de março. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tutora estadual do Programa Brasil Alfabetizado, quer identificar e resgatar pessoas que abandonaram ou não tiveram a oportunidade de estudar no período regular.
Para atingir a meta de 15 mil estudantes matriculados em 2013 é necessário o apoio dos diferentes segmentos sociais para identificar essas pessoas e orientá-las a participar. O universo a ser pesquisado é amplo. As turmas serão formadas em diferentes espaços e regiões do Estado. Elas funcionarão na zona rural, urbana, regiões ribeirinhas, indígenas, quilombolas e até mesmo em espaços alternativos, como as unidades prisionais, clínicas de recuperação e demais ambientes.
Para identificar essas pessoas, a coordenação do PBA acredita que todos podem ajudar. Nas escolas, por exemplo, o diretor pode identificar os beneficiários do Programa Bolsa Família, integrando pais de alunos sem a escolaridade necessária. Os cartórios eleitorais por sua vez podem colaborar identificando o cadastro das pessoas que utilizam digitais para votar. E mais, os Centros de Idosos e Igrejas podem contribuir para a divulgação do Programa de Alfabetização de Adultos.
“Práticas como a colocação de cartazes nas escolas, praças, igrejas, áreas públicas em geral, indicando o local para os devidos cadastros e uma das propostas de informar a população sobre o PBA”,afirma a coordenadora estadual do Programa, professora Márcia Leonora Dudeque. Conforme ela, essa ação social promove mudanças positivas na sociedade e principalmente na vida dos alfabetizandos, que passam a ter garantida a cidadania.
Qualidade social
Segundo Márcia, o Programa Brasil Alfabetizado é uma via para diminuir os altos índices de analfabetismo no Estado, hoje com uma demanda de aproximadamente 200 mil pessoas.
Uma das ações realizadas pela Seduc será o lançamento, esta semana, do primeiro edital de convocação para o seletivo simplificado de alfabetizadores. Um avanço nas metas de ampliação e qualificação do PBA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário