sexta-feira, 29 de julho de 2016

29/07/2016 - 16:26

Mato Grosso lidera ranking de focos de calor com quase 10 mil ocorrências; município em maior risco é Gaúcha do Norte com 142 casos




Da Redação - Lázaro Thor Borges


Foto: Sema-MT
Queimada
Queimada
O Estado de Mato Grosso lidera o ranking de focos de calor em todo país. Desde o início do ano até os dias de hoje, já foram totalizados 9.597 ocorrências de focos. O aumento é de quase 50% comparado ao mesmo período do ano passado, quando o registro foi de 6.430 ocorrências. Em apenas 15 dias, desde que começou o período de proibição das queimadas, foram registrados 1.732 focos, mais do que o dobro das ocorrências do ano passado (766 focos).


Suspensão de benefícios do Pronaf traz risco à agricultura familiar, diz Cidinho Santos
Em segundo lugar vem o Tocantins, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Atualmente, segundo o Instituto Centro Vida (ICV), a situação é mais crítica nos municípios de Gaúcha do Norte, com 142 focos, Campinápolis (97), São Félix do Araguaia (82) e Tangará da Serra (73). Esses municípios tiveram os maiores registros de 15 a 29 de julho. Se analisados os dados desde o início ano até agora, os mesmos municípios se repetem e o primeiro lugar continua sendo de Gaúcha do Norte, com 429 focos de calor registrados pelo satélite referência do Inpe. O mesmo acontece olhando os dados de 2015: a posição dos municípios varia, mas os nomes são os mesmos.

Apenas entre os dias 15 e 26 de julho ocorreram 194 casos de incêndio em Mato Grosso, dos quais 130 de queimadas urbanas e 64 de incêndios florestais em áreas rurais. Uma pessoa foi presa em flagrante no município de Cláudia. Os dados são da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

As queimadas em áreas rurais ainda são usadas para manejo de pastagens degradadas ou para limpeza de áreas recém-desmatadas. Esse crime ambiental tem pena que pode variar de seis meses e quatro anos de prisão, com multas de R$ 1 mil (pastagem e agricultura) a R$ 7,5 mil (vegetação nativa) por hectare queimado. Em áreas urbanas, as queimadas são proibidas o ano inteiro.

Para tentar combater o problema, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) fez parcerias com prefeituras municipais para atuar com brigadas mistas de combate a incêndios. Foram levados em consideração os municípios mais populosos e que são considerados críticos pela alta incidência de queimadas: Feliz Natal, Sinop, Cláudia, Ipiranga do Norte, Vera, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Aripuanã, Comodoro e Porto Esperidião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário