Pão de Açúcar lança nova bandeira para parcerias com mercadinhos
Para projeto voltado para lojas de bairros foi relançada marca CompreBem.
Grupo divulgou mais cedo prejuízo de R$ 583 milhões no 2º trimestre.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nesta quinta-feira (28) o relançamento da bandeira CompreBem – rede adquirida em 2002 e que saiu do mercado em 2011 – e um novo modelo de negócio pelo qual buscará parcerias com pequenos mercados de bairro com o objetivo de atuar como fornecedor preferencial destas lojas.
Segundo a companhia, 46 mercadinhos da Grande São Paulo já fecharam parceria e irão exibir nas suas fachadas, além das suas marcas, a bandeira “Aliados CompreBem”.
A expectativa do GPA é chegar a 100 lojas até o final de 2016. O projeto fará parte da unidade de negócio de Proximidade do GPA, que reúne atualmente mais de 300 unidades das bandeiras Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar.
Pelo modelo do negócio, o GPA arca com a reformulação da fachada e oferece a sua expertise de mercado, além da distribuição de 1.200 itens não perecíveis, incluindo produtos das marcas exclusivas Pra Valer e Qualitá.
"O projeto consiste numa parceria com comerciantes independentes, no qual o GPA atuará como fornecedor e administrador e de transmissão de know-how mais especializado", disse Luis Moreno, CEO da divisão de Multivarejo do GPA, que reúne as marcas Pão de Açúcar, Extra e Assaí.
Os contratos terão duração de 1 ano, mas o GPA garante que não será exigida compra mínima, taxa de adesão ou pagamento de royalties, de forma a se diferenciar dos modelos de franquia oferecidos pela concorrência.
Inicialmente, a operação será restrita na Grande São Paulo. Para participar, o varejista precisa ser independente e ter de 2 a 4 caixas no estabelecimento.
Segundo Marcerlo Bazzali, diretor executivo do GPA, atualmente existem em São Paulo mais de 3 mil estabelecimentos com este perfil e é comum muitos deles já utilizarem pontos de venda de bandeiras da companhia como um dos canais de abastecimento para os seus estabelecimentos.
A estratégia da companhia com as parcerias é aumentar a sua penetração nos pontos de venda de classe C e aumentar a sua capilaridade e escala de vendas. Embora não revele a expectativa de receita com a nova unidade de negócios, o GPA afirma que trata-se de um projeto de baixo custo que permitirá otimizar a sua logística e eficiência operacional.
Na véspera, o Grupo Pão de Açúcar anunciou que teve prejuízo de R$ 583 milhões no segundo trimestre, ampliando resultado negativo de R$ 13 milhões registrado para o mesmo período do ano passado.
O "Aliados CompreBem" foi inspirado em um projeto semelhante lançado em 2013 pelo Grupo Casino (controlador do GPA) na Colômbia, o SurtiMax, que já conta com mais de 1.200 lojas nesse formato.
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