sexta-feira, 29 de julho de 2016

Programa de indicação de touros Girolando avalia 15 mil animais em um ano

Programa de indicação de touros Girolando avalia 15 mil animais em um ano





Programa de indicação de touros Girolando avalia 15 mil animais em um ano
29/07/16 - 11:58 


Ele tem apenas um ano de mercado, já virou sucesso nacional e até mesmo ultrapassou as fronteiras brasileiras. O pioneiro programa de indicação de touros Girolando do mercado foi lançado pela ABS Pecplan na MegaLeite de 2015 e, desde então, já beneficiou cerca de 100 fazendas, que receberam a orientação correta para a escolha da melhor genética para a evolução do rebanho.
Helder Ruy, técnico do Departamento Leite da ABS Pecplan, comenta que os números revelam a importância da criação da ferramenta. “É um serviço único e pioneiro que valoriza o criador da raça Girolando, que tem crescido muito no país”, destaca, informando que a resposta do mercado ao investimento da ABS foi grande. Tanto que 28 regiões comerciais da empresa já utilizaram o Gplan, incluindo estados como Maranhão, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso, Goiás e, principalmente, Minas Gerais, com maior concentração dos usuários brasileiros. Além disso, Equador e Bolívia também aderiram a tecnologia.
Uma das vantagens do Gplan, segundo o técnico da ABS, é a possibilidade de abertura de genética, evitando a consanguinidade no rebanho. “Antes, a escolha do criador ficava concentrada em alguns touros da nossa bateria, que encabeçavam o Teste de Progênie da Associação de Girolando. Mas o programa nos permitiu avaliar com uma visão mais ampla a genética utilizada e as necessidades individuais da cada cliente. Assim, definimos a melhor opção, praticamente zerando a consanguinidade e ressaltando as características de interesse, melhorando não só a produção de leite, como também o fenótipo”, informa, destacando que, durante esse um ano, foram indicados 48 touros diferentes da raça Girolando.
Isso só é possível porque o Gplan emite um relatório completo do rebanho, mostrando ao criador onde estão os pontos deficientes e os caminhos para atingir o objetivo. Entre os diversos relatórios gerados, estão o do perfil estrutural de cada animal – desde composto de úbere até temperamento e pigmentação -; e o do grau de sangue do rebanho.  “Tem ainda o gráfico das principais linhagens que compõem o rebanho, apresentando os touros que exercem maior influência no plantel. Além disso, quando apresentamos o resultado, o produtor recebe uma classificação geral das vacas, com um índice exclusivo que alia perfil linear e produção”, ressalta, lembrando que é sobre este ranking interno que são feitas as indicações de touro para acasalamento.
Ainda de acordo com Helder Ruy, os resultados na prática com o uso do Gplan já começaram a aparecer com os primeiros animais nascidos. “Nós percebemos o quanto o produtor está satisfeito e o quanto a ferramenta foi aceita pelo mercado. Acertamos com esse programa e temos muito a contribuir para o futuro da raça”,  comemora, acrescentando: “É uma tecnologia exclusiva e inovadora, que traz informações até então desconhecidas pelo criador, possibilitando o desempenho de um melhor trabalho técnico e dando segurança para o investimento do cliente”.
Vale lembrar que, ao todo, nove técnicos estão treinados para prestação serviço. Os interessados em saber mais sobre o Gplan podem entrar em contato com o representante ABS mais próximo. 


Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário