sexta-feira, 29 de julho de 2016

Produtores de soja do Rio Grande do Sul podem renegociar dívidas

Produtores de soja do Rio Grande do Sul podem renegociar dívidas





Produtores de soja do Rio Grande do Sul podem renegociar dívidas
29/07/16 - 14:18 


A partir de hoje, os produtores de soja do Rio Grande do Sul podem renegociar as dívidas de custeio e investimento referentes à safra 2015/2016 e anteriores. Esta era uma reivindicação do setor produtivo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que a encaminhou ao Ministério da Fazenda. A resolução foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nessa quinta-feira (28).
Na safra passada, os sojicultores gaúchos tiveram perdas na lavoura por problemas climáticos, o que comprometeu a capacidade de pagamento. “Se o produtor não colheu o esperado, como honraria seus compromissos? A prorrogação das dívidas é importante para o agricultor continuar na atividade, sobretudo num momento de dificuldades financeiras do país”, diz o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller.
A renegociação se aplica aos municípios do Rio Grande do Sul onde tenha sido decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública por causa de chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, inundações e vendavais, a partir de setembro do ano passado.
A medida beneficia produtores e cooperativas. O pedido de prorrogação deve ser formalizado até 30 de dezembro deste ano junto às instituições financeiras. As dívidas de custeio da safra 2015/2016 poderão ser pagas em até cinco parcelas anuais. No caso dos débitos de custeio que já tinham sido prorrogadas e de investimento, o pagamento poderá ser feito um ano depois do vencimento do contrato de financiamento.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário