Bancos europeus podem absorver impactos melhor que em 2014, diz BCE
Testes de estresse mostram que bancos melhoraram sua capacidade.
Autoridade Bancária Europeia supervisionou 51 instituições do bloco.
O Banco Central Europeu (BCE) afirmou nesta sexta-feira (29) que os bancos estão melhor preparados que em 2014 para absorver impactos econômicos após aumentar seu capital e sanear seus balanços.
O BCE considera que os resultados do teste de resistência efetuados sobre os bancos da União Europeia (UE) mostram que as entidades bancárias da zona do euro melhoraram sua capacidade.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) supervisionou 51 bancos e 37 deles foram supervisionados diretamente pelo BCE, que representam 70% dos ativos bancários da zona do euro.
A taxa média de capital de máxima qualidade em relação aos ativos ponderados por risco destes 37 bancos foi no cenário adverso de 9,1%, em comparação com o 8,6% em 2014, graças a níveis de capital mais altos e outras melhorias.
"Os resultados refletem a significativa quantidade de capital que os bancos criaram nos últimos dois anos e o saneamento adicional de seus balanços", disse a presidente do conselho de supervisão do BCE, Daniele Nouy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário