sexta-feira, 29 de julho de 2016

Confiança da indústria atinge maior nível desde novembro de 2014

29/07/2016 08h32 - Atualizado em 29/07/2016 08h45



Confiança da indústria atinge maior nível desde novembro de 2014




Setor continua mais otimista com o futuro que satisfeito com o presente.
Há sinais de que produção entrará em fase de aceleração no 2º semestre.

Do G1, em São Paulo


Os empresários da indústria estão mais confiantes, segundo aponta indicador da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice que mede a confiança do setor subiu 3,7 pontos em julho, alcançando 87,1 pontos, o maior nível desde novembro de 2014 (87,5 pontos).
Com a crise, indústria repassam menos verba ao Senai (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)Confianla da indústria atinge maior nível desde novembro de 2014. (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
O que mais influenciou alta no mês foi a avaliação que os empresários fizeram sobre a situação atual. Esse subíndice, usado no cálculo do indicador de confiança, subiu para 85,2 pontos, ficando 4 pontos acima do mês anterior, enquanto o Índice de Expectativas (IE) cresceu 3,3 pontos, para 89 pontos.
A FGV explicou que, apesar da evolução positiva no mês, o índice sobre a situação atual continua inferior ao de expectativas, "indicando que o setor industrial continua mais otimista com o futuro que satisfeito com o presente."
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) da Indústria alcançou 74,3% em julho, 0,4 ponto percentual acima do resultado de junho.
“A boa notícia de julho foi a alta mais expressiva do indicador de satisfação com a situação presente dos negócios, dando mais consistência à tendência de recuperação da confiança da indústria. Associada à alta do Nível de Utilização da Capacidade no mês, esta informação sinaliza que o setor entra no segundo semestre em fase de aceleração da produção. Apesar das incertezas ainda presentes no ambiente político e econômico, o resultado consolida a percepção de melhora gradual do ambiente dos negócios no setor”, afirmou Aloisio Campelo Jr., Superintendente Adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE, por meio de nota.
Confiança de serviços
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 3,6 pontos entre junho e julho, ao passar de 72,4 para 76,0 pontos. Após a quinta alta consecutiva, o índice atinge o maior nível desde maio do ano passado.
Pressionaram o resultado os índice que medem a confiança do segmento em relação ao momento atual e diante do futuro. O Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 3,6 pontos, para 71,1 pontos, e o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 3,4 pontos, alcançando 81,4 pontos.

tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário