sábado, 28 de fevereiro de 2015
Dilma inaugura parque eólico e vai à posse de novo presidente no Uruguai
28/02/2015 06h00 - Atualizado em 28/02/2015 06h00
Dilma inaugura parque eólico e vai à posse de novo presidente no Uruguai
Tabaré Vázquez foi eleito com 53,6% dos votos e sucederá José Mujica.
Dilma também inaugurará parque eólico que gerará energia para o Brasil.
Filipe Matoso
Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff viaja neste sábado (28) para o Uruguai, onde participará no domingo (1º) da cerimônia de posse de Tabaré Vázquez, que sucederá José Mujica na presidência do país. Na manhã deste sábado, Dilma irá à inauguração do Parque Eólico de Artilleros, em Tarariras, cidade a cerca de 170 quilômetros da capital Motevidéu.
Médico oncologista, Tabaré Vázquez, 74 anos, foi eleito em dezembro do ano passado para presidir o Uruguai até 2019. Candidato do governo, ele já comandou o país entre 2005 e 2010. Substituto de José Mujica, o presidente eleito recebeu, de acordo com a Corte Eleitoral do Uruguai, 53,6% dos votos.
As atividades posse de Tabaré Vazques no domingo (1º) devem começar por volta das 9h locais (8h pelo horário de Brasília). Na Assembleia Geral do Uruguai, equivalente ao Congresso Nacional brasileiro, ele participará da cerimônia de Compromisso Constitucional e, em seguida, irá para a Praça Independência, em frente, onde haverá outro evento. Não há previsão de discursos da presidente Dilma.
Vázquez e Mujica estiveram em Brasília em 1º de janeiro deste ano, quando Dilma tomou posse para o segundo mandato
Milhares de uruguaios saúdam José Mujica em despedida da Presidência
Tabaré Vázquez é eleito presidente do Uruguai
Com Dilma, Lula e Mujica, PT celebra 35 anos de fundação em BH
Dilma faz homenagem a Mujica em discurso na Cúpula do Mercosul
Parque eólico
Neste sábado, a presidente visita o Parque Eólico de Artilleros, conjunto com 31 aerogeradores construídos por meio de parceria entre a Eletrobras e a Administración Nacional de Usinas y Trasmisiones Eléctricas (UTE) e a energia gerada abastecerá cidades do Brasil e Uruguai.
O parque, entrou em operação em dezembro do ano passado com o funcionamento de três dos 31 aerogeradores. Fornecerá energia para cidades uruguaias e brasileiras. Segundo a Eletrobras, Artilleros tem potência instalada (capacidade de geração de energia) de 65,1 MW.
Conforme a programação, após participarem da inauguração do parque eólico, Dilma e Mujica almoçarão juntos em Anchorena, residência oficial de campo do governo uruguaio. Após o almoço, a presidente seguirá para Montevidéu.
Amigos pessoais, Dilma e Mujica acumularam diversos encontros nos últimos anos. Neste mês por exemplo, ele esteve em Belo Horizonte (MG) ao lado da presidente para participar da comemoração de 35 anos de fundação do PT. Em diversos momentos, tiveram conversas ao pé do ouvido, com direito a risos e tapas no ombro de um e de outro.
Rio de Janeiro
Após participar da posse de Vázquez, Dilma viajará para o Rio de Janeiro, onde deve participar neste domingo de dois eventos em comemoração aos 450 anos da cidade. À tarde, ela irá à inauguração do Túnel Rio 450 e, no final da tarde, à festa de aniversário do Rio, no Palácio da Cidade, em Botafogo.
tópicos:
Dilma Rousseff, José Mujica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário