Governo argentino libera preço do azeite e provoca corrida aos supermercados
28/07/16 - 09:06
O governo argentino decidiu nesta semana liberar o preço dos azeites de soja, milho e oliva. Com o anúncio, houve especulação de que o preço médio dos produtos subiria de 12 Pesos (cerca de R$ 2,6) para 35 Pesos (por volta de R$ 7,6) por litro – mais que dobrando o valor cobrado dos consumidores.
Algumas das maiores redes de supermercados limitaram a compra por pessoa para evitar o desabastecimento. Mas nesta quarta-feira (27.07) houve um acordo entre a Câmara da Indústria Azeiteira Argentina e o governo para realizar um aumento de apenas 6%, informa o jornalista Luís Henrique Vieira, jornalista brasileiro radicado em Buenos Aires.
O ministro argentino da Produção, Francisco Cabrera, justificou que o governo não pode pagar mais subsídios para que os azeiteiros mantenham o preço. Essa indústria exporta mais de 95% de sua produção, sendo que a tendência é equiparar aos valores internacionais. O antigo governo kirchnerista decidiu subsidiar as empresas produtoras de azeite em troca de um menor preço em 2008.
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems
Nenhum comentário:
Postar um comentário