quinta-feira, 28 de julho de 2016

Indea orienta pecuaristas de Mato Grosso para emissão on line da GTA 28/07/2016 08:24



O Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea) concluiu o 1º ciclo de capacitação do Módulo Produtor para emissão on line da Guia de Trânsito Animal (GTAe) na categoria “abate”. A iniciativa é uma parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O objetivo da capacitação é ampliar o conhecimento dos produtores nesta modalidade do GTA que pode ser acessada pela internet pelo sistema Módulo Produtor,  disponível no site do Indea. No ano passado, aproximadamente 30% das GTAs para a categoria foram emitidas eletronicamente.
Durante onze dias, as equipes visitaram municípios da região Oeste do estado para realizar a capacitação, como Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Cáceres, Comodoro, Pontes Lacerda, Rio Branco e Araputanga.
As médicas veterinárias Flávia Metello e Giovana Muniz do Indeae ministraram as palestras para todos envolvidos na cadeia produtiva da pecuária de corte e a instrutora do Senar, Mariane Ferro demonstrou na prática como acessar o Módulo Produtor da GTA pela internet.
 “Esse projeto é uma conquista para o setor produtivo, pois com a possibilidade de emitir a GTAe de forma eletrônica, além de otimizar o tempo dos trabalhadores que poderão fazer sem sair do local de trabalho, evita transtornos de deslocamentos pois, às vezes, a distância entre a propriedade e uma Unidade Local de Execução do Indea é grande”, explica Flávia Metello.
Além de facilitar a vida dos produtores rurais que não mais precisarão se deslocar das propriedades para emitir a GTA para abate, pelo Módulo on line é possível também acessar um perfil atualizado de suas atividades, como: histórico da exploração; saldo atual dos animais da exploração; ficha sanitária da exploração;lista das unidades e lista dos abatedouros. 
A próxima fase de capacitação está prevista para acontecer na última semana de agosto. 

Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário