quinta-feira, 28 de maio de 2015
Programa oferecerá assistência técnica a produtores de leite de MT
28/05/2015 14h44 - Atualizado em 28/05/2015 14h44
Programa oferecerá assistência técnica a produtores de leite de MT
Primeiros atendimentos serão em 120 propriedades de Pontes e Lacerda.
Público-alvo são produtores rurais, transportadores e técnicos de laticínios.
Do G1 MT
Com objetivo de melhorar a qualidade e a produção do leite em Mato Grosso, o SENARtec Leite, apresentado nesta quarta-feira (27) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), será o primeiro programa de assistência técnica que passa a ser oferecida pela instituição ao produtor rural no Estado. Os primeiros atendimentos serão feitos a 120 propriedades da região de Pontes e Lacerda, com duração de dois anos.
O programa irá capacitar os produtores rurais, transportadores e os técnicos dos laticínios, abrangendo uma grande gama da cadeia produtiva. "O papel do Senar-MT sempre foi qualificar e capacitar os trabalhadores do campo e a partir de agora também passa a oferecer assistência técnica. Essa demanda é grande e antiga, e quem sofre mais são os pequenos e médios", ressalta o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.
Segundo o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o processo de credenciamento das propriedades rurais já está em andamento e, nesta quinta-feira (28), começa o credenciamento de técnicos de campo.
Menor demanda por lácteos traz leve queda ao preço pago a pecuaristas
O programa de assistência técnica contará com quatro técnicos, sendo que cada um atenderá dez propriedades por semana com uma visita de quatro horas em cada uma. O supervisor técnico do Senar fará uma visita a cada dois meses em cada propriedade participante.
Conforme dados divulgados pelo Senar-MT, Mato Grosso é o oitavo produtor nacional de leite, com uma produção anual de 618 milhões litros ou 3% da produção brasileira. A cadeia leiteira está em expansão no Estado e, nos últimos 10 anos, a produção cresceu 154,29%. A região Oeste, onde está localizado o município de Pontes e Lacerda, é responsável por 43% da produção, equivalente a 264.914 milhões de litros por ano.
Dados do Instituto Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária (IMEA) apontam que 84% das propriedades produtoras de leite contam com mão de obra familiar. A média da produção é de 5,9 litros por dia e apenas 2,9% contam com assistência técnica. Deste total 2,6% recebem orientação dos laticínios e 0,3% assistência técnica do setor público. "Outro dado preocupante é que cerca de 50% dos filhos de produtores de leite informaram que não pretendem continuar na atividade", ressalta o analista do Imea, Daniel Latorraca.
tópicos:
Mato Grosso, Pontes e Lacerda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário