quinta-feira, 28 de maio de 2015

Tecon Rio Grande vai escoar 7.700 toneladas de soja até junho

O embarque é o maior realizado pelo terminal que firmou parceria com a Ceifasul e a Brado Logística
O Terminal de Contêineres de Rio Grande vai escoar cerca de 7.700 toneladas de soja, totalizando 275 contêineres, nesse segundo trimestre de 2015. Os embarques começaram no final de abril e têm previsão de seguir até junho, quando toda a carga tiver sido escoada para a Shangai, na China. Para viabilizar o negócio, o Tecon Rio Grande firmou parceria com a Ceifasul, de Cruz Alta, que recebe o grão e faz a estufagem, e com a Brado Logística, que faz o transporte ferroviária até Rio Grande. A soja é tradicionalmente movimentada em navios graneleiros, de carga solta, porém a tendência de conteinerização do grão e seus derivados é cada vez maior, tendo em vista os gargalos logísticos e as vantagens para os donos da carga e clientes no exterior. Para Thierry Rios, diretor comercial do Tecon Rio Grande, o transporte via contêiner garante o acesso a mercados que trabalham com volumes menores, trazendo facilidade na distribuição, redução de custos, além do melhor aproveitamento dos grãos que não sofrem alterações por condições climáticas. Em fevereiro, o terminal desenvolveu um projeto piloto inédito para exportação de farelo de soja. Hoje essa carga passou a ser embarcada regularmente para a Alemanha. “O Tecon Rio Grande vem fazendo esforços comerciais e de inteligência de mercado para se projetar como uma terceira via no país para o embarque de cargas agrícolas em contêineres, em alternativa a Santos e Paranaguá. Essas soluções reforçam a busca de alternativas logísticas acessíveis para nossos clientes e para a economia do Rio Grande do Sul”, ressalta Rios. Além das cargas agrícolas, o Tecon também quer desenvolver o mercado, ainda incipiente, de importação de fertilizantes via contêineres. O consumo da commodity no Brasil ainda é extremamente dependente do mercado externo. Transportado em contêineres, o fertilizante chegaria ensacado ao terminal, pronto para ser vendido diretamente ao consumidor em quantidades menores para a sua necessidade. O início do projeto piloto para a carga está previsto ainda para 2015. Data de Publicação: 28/05/2015 às 14:10hs Fonte: Guia Marítimo

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