quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

IGP-M avança 0,01% em janeiro com aumento dos preços ao consumidor, diz FGV



Publicado em 30/01/2019 09:51


SÃO PAULO (Reuters) - A pressão sobre os preços ao consumidor aumentou e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a registrar variação positiva de 0,01 por cento em janeiro, sobre recuo de 1,08 por cento em dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.
No mês, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30 por cento no índice geral, passou a subir 0,58 por cento, ante avanço de 0,04 por cento em dezembro.
A maior contribuição para o resultado partiu do grupo Habitação, que passou a subir 0,41 por cento, depois de ter recuado 0,21 por cento antes.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60 por cento do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve queda de 0,26 por cento em janeiro, contra recuo de 1,67 por cento no mês anterior.
O IPA mostrou que os preços das Matérias-Primas Brutas tiveram destaque ao atenuar a queda a 0,30 por cento em janeiro, ante recuo de 2,45 por cento no mês anterior. Vale mencionar o comportamento dos itens minério de ferro, leite in natura e mandioca.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, acelerou a alta a 0,40 por cento no período, de 0,13 por cento antes.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.
(Por Stéfani Inouye)
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário