quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Tragédia em Brumadinho: Faemg solta nota em apoio aos produtores rurais



Publicado em 31/01/2019 15:52

O SISTEMA FAEMG, juntamente com os sindicatos, se mobiliza para oferecer apoio e assessorias técnica, ambiental e jurídica aos produtores rurais atingidos direta ou indiretamente pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Na próxima semana, será promovida uma reunião no Sindicato de Produtores Rurais de Brumadinho, com o objetivo de levantar as necessidades e buscar soluções.
A área afetada faz parte do chamado “cinturão verde” do entorno de BH, que abastece a CEASA e a região metropolitana com hortaliças.
Aqueles que tiveram propriedades atingidas não devem captar água de rios e córregos com resquícios de rejeitos para nenhuma atividade – nem irrigação nem para o consumo dos animais. A água oferece riscos à saúde, segundo laudo darede integrada de monitoramento de qualidade das águas e sedimentos, composta pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Copasa, Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
De acordo com dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) da área da Bacia do Rio Paraopeba, estão localizadas aproximadamente 570 propriedades, na calha do rio. Dados oficiais estão sendo levantados pelo grupo estratégico criado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Tags:
 
Fonte: FAEMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário