sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Aprosoja MT garante que estado não tem caso de ferrugem detectado até o momento e explica que focos em guaxas foram eliminados



Publicado em 30/11/2018 12:57 e atualizado em 30/11/2018 15:20




Mas diretor técnico da entidade alerta que , apesar de não haver registro da doença em lavouras comerciais até o momento, produtor não pode baixar a guarda
Wanderlei Dias Guerra - Diretor Técnico da Aprosoja MT

Podcast

Entrevista com Wanderlei Dias Guerra - Diretor Técnico da Aprosoja MT sobre a ferrugem na Soja
Download

LOGO nalogo
Uma notícia recém divulgada por um site de notícias de abrangência nacional apontava que um engenheiro agrônomor teria identificado um foco de ferrugem em uma lavoura comercial em Sorriso (MT). Contudo, a história não é bem essa, como explica Wanderlei Dias Guerra, diretor técnico da Aprosoja MT.
A notícia seria "requentada" de uma divulgação de 23 de julho da própria Aprosoja, quando foram identificados pontos de ferrugem em soja guaxa em 16 municípios - no entanto, essa ocorrência se deu na entressafra e, segundo Guerra, é um levantamento feito para alertar os produtores para que a ferrugem não chegue na lavoura.
Guerra destacou que foi orientado ao site responsável para que corrigisse a informação e ainda salientou que uma notícia como essa pode acabar servindo como interesse de quem quer vender produto, o que acaba onerando o produtor rural.
Embora a ferrugem ainda não tenha chegado de fato ao Mato Grosso, o diretor técnico diz que os produtores têm de ficar atentos, sem abaixar a guarda quanto a essa questão.
Em caso de dúvida, os produtores devem procurar sempre o engenheiro agrônomo responsável por sua lavoura ou entidades como a Aprosoja e o Consórcio Antiferrugem da Embrapa.
Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário