terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Cenoura: Chuvas em excesso afetam oferta nacional



Publicado em 26/02/2019 15:32



O clima chuvoso vem limitando a oferta de cenouras desde o início da safra de verão, principalmente nas praças de São Gotardo (MG) e Marilândia do Sul (PR). Em meados de fevereiro, porém, a região de Caxias do Sul (PR) também começou a ser afetada por chuvas excessivas.
O elevado volume pluviométrico eleva a incidência de doenças nas lavouras e reduz a disponibilidade de cenouras no mercado, contribuindo para preços mais altos. E, além das precipitações, as temperaturas elevadas também afetam a produção.
Colaboradores do Hortifruti/Cepea afirmam que parte das raízes apresenta problemas como mela e pinta. Porém, a incidência de bifurcação nas cenouras é a principal causa do grande volume descartado nas lavouras. Essa anomalia é acarretada por nematoides, mas as altas temperaturas também podem ocasionar a desordem fisiológica.
Diante deste cenário, o volume ficou reduzido e as cotações, elevadas: na parcial de fevereiro (1° a 22/02), a caixa de 29 kg de "suja" foi vendida à média de R$ 33,32, valor 66,7% superior ao do mesmo período da temporada passada.
A previsão para os próximos dias (27/02 a 08/03) é de que as chuvas permaneçam constantes nas regiões produtoras: são esperados 160 mm de chuva em São Gotardo (MG), enquanto para Marilândia do Sul (PR) e Caxias do Sul (RS), os acumulados podem ser de 125 mm e 87 mm, respectivamente. Com isso, as cotações da cenoura podem se manter elevadas.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
Tags:
 
Fonte Cepea/Hortifruti

Nenhum comentário:

Postar um comentário