quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Brasil deve importar 7 milhões de toneladas de trigo, calcula USDA
Representantes do governo americano destacam baixa qualidade do grão brasileiro para o ciclo 2014/2015
O Brasil deve importar 7 milhões de toneladas de trigo durante o ciclo 2014/2015. A estimativa está em relatório feito por representantes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos no país.
O documento assinado por Clay Hamilton e Laura Geller informa uma estimativa de produção de 6,3 milhões de toneladas para uma expectativa de consumo total de 12,3 milhões. Mas ressalta problemas com a qualidade do grão, afetada por fatores como excesso de chuva e até mesmo granizo.
“Muito do trigo que vem sendo colhido não serve para o moinho e por causa disso o Brasil terá que importar trigo de melhor qualidade para o processamento”, avaliam os adidos do USDA.
Segundo eles, só em 2014, o Brasil importou 2,64 milhões de toneladas de trigo, 46% do volume vindos dos Estados Unidos. Nas novas estimativas, dos 7 milhões de toneladas a serem trazidos de fora pela indústria brasileira, cerca de 2 milhões devem ser de trigo dos Estados Unidos.
“A Argentina pode voltar ao mercado como principal fornecedor, caso o ambiente de incerteza econômica melhore e o governo volte a autorizar as exportações”, informa o relatório, mencionando que, no ano passado, o governo de Cristina Kirchner autorizou embarques de 2,6 milhões de toneladas.
Dieta
Os representantes do USDA destacam no relatório a preocupação da indústria brasileira de trigo com o avanço das chamadas dietas livres de gluten. Na avaliação deles, esse tipo de movimento pode provocar uma queda de 3% a 4% no consumo do cereal “no futuro”.
“A indústria está trabalhando para fornecer informações ao público sobre os benefícios do trigo em uma dieta balanceada”, lembra o documento.
Data de Publicação: 05/02/2015 às 16:10hs
Fonte: Globo Rural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário