quinta-feira, 4 de abril de 2013

Modal rodoviário é o mais barato para levar milho de MT ao Nordeste

Modal rodoviário é o mais barato para levar milho de MT ao Nordeste De Sinop - Alexandre Alves 04/04/2013 - 06:49O modo rodoviário ainda é a forma mais barata de transporte da produção agrícola do Centro-Oeste para os estados do Nordeste do país, segundo um recente estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a logística de escoamento de estoques públicos para atender a região Nordeste, que vem sofrendo com a seca. O estudo demonstra que o transporte multimodal, com a utilização conjunta dos modos rodoviários, hidroviários e de cabotagem, ainda é muito caro no Brasil, se comparado ao rodoviário. Um exemplo é o custo de deslocamento de milho do Mato Grosso e Goiás para os estados nordestinos. Estudo da CNT diz que ferrovia em Lucas do Rio Verde diminuirá 37% preço do frete Pelo modo rodoviário, a Conab paga, em média, cerca de R$ 370 por tonelada. "Caso utilizássemos o sistema multimodal entre Mato Grosso e Bahia, o valor seria de quase R$ 700 por tonelada", explica o Superintendente de Logística Operacional da Conab, Carlos Eduardo Tavares. Segundo Tavares, outra alternativa analisada foi a utilização da multimodalidade rodo-cabotagem-rodo entre a zona de produção do Paraná e Bahia, que apresentou valor superior a R$ 650 por tonelada. "Os números demonstram que as grandes distâncias rodoviárias, necessárias para alcançar roteiros onde são utilizados veículos de grande porte (hidrovia, ferrovia, marítima), acarretam elevados custos logísticos totais", completa. Conab pode pagar até R$ 56 por saca de milho para abastecer o Nordeste Outro fator que torna o modo rodoviário mais atrativo é o nível de serviço oferecido. Basicamente, o tempo do caminhão no percurso de origem é de três a seis dias, enquanto que, no sistema multimodal, pela necessidade de consolidação das cargas (descarregar vários caminhões para encher um navio), pela distância a ser percorrida em veículos de baixa velocidade e pelo tempo de descarregamento nos portos, o prazo de remoção chega a 45 dias. O levantamento aponta que a expansão do crescimento agrícola está se processando para o interior do país e a ferrovia deveria ser o modo básico de transporte para movimentar estoques públicos da região Centro-Sul para o Nordeste. "Caso a ferrovia Norte-Sul estivesse concluída, teríamos uma alternativa mais eficaz para abastecer o Nordeste", ressalta o superintendente. A informação é da Conab.

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