sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ale Combustíveis busca receita de R$ 11 bilhões

Redução do IPI para automóveis e alta no preço dos combustíveis favoreceram atuação da empresa em 2012. As medidas do governo em relação às vendas de automóveis e combustíveis no país têm deixado a distribuidora Ale Combustíveis otimista. Após faturar cerca de R$ 9 bilhões, a companhia pretende chegar à casa dos R$ 11 bilhões este ano tendo como fatores favoráveis à sua atuação a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a comercialização de carros e o aumento nos preços da gasolina e do diesel, que foram de 6,6% e 5,4%, respectivamente, no final de janeiro. "Desde o ano passado, houve um acréscimo muito forte em nossa indústria por conta das medidas do governo e os resultados deste ano estarão atrelados à essas variáveis", afirma Marcelo Alecrim, presidente da Ale Combustíveis, que aponta uma receita mínima garantida de R$ 10 bilhões para 2013. A ampliação dos negócios da companhia ocorrerá também na aquisição de novos postos de combustíveis. A expectativa é que 160 pontos de venda sejam incorporados à rede, que é formada atualmente por cerca de 2 mil postos. A expansão ocorrerá também nos serviços disponibilizados, onde a Ale abrirá 70 novas lojas de conveniência em suas unidades. Todas essas iniciativas estão incluídas nos R$ 155 milhões que a Ale Combustíveis investirá este ano. O montante abrange ainda melhorias na logística da rede. Serão cerca de R$ 35 milhões destinados em infraestrutura como bases de armazenagem e distribuição, e outros R$ 15 milhões para ampliar a frota de caminhões da empresa. "Temos que ter estrutura para suportar o crescimento", comenta Alecrim. Neste ano, a companhia dará atenção também à fabricação de asfalto, atuação que foi iniciada em 2011. De acordo com a Ale, foram produzidos 51 toneladas no ano passado, volume que gerou R$ 58 milhões à empresa e uma fatia de 1,7% do mercado. Para este ano a previsão é comercializar 81 toneladas de asfalto, o que aumentaria a receita na área para R$ 87 milhões. As investidas da Ale Combustíveis tem como parâmetro os bons resultados obtidos em 2012, quando a companhia investiu R$ 130 milhões e ampliou sua rede de postos com a aquisição de 213 unidades pelo país. O cenário positivo para a venda de combustíveis levou a empresa a aumentar também seu volume de venda em 13% e a atingir o recorde de 400 milhões de litros comercializados em um único mês em 2012. IPO à vista O bom momento pelo qual passa a empresa, com crescimento sustentável e verba em caixa para investir, a coloca em condições favoráveis para abrir capital. E segundo o presidente da Ale Combustíveis, a empresa já está preparada para realizar seu IPO. "Temos todas as condições atualmente e essa iniciativa será uma consequência de nossa atuação. Mas a decisão caberá a nossos acionistas", diz Alecrim, ao comentar que a companhia já é auditada e concorre no mercado com outras empresas que têm capital aberto. A opção de ir ao mercado de ações é uma das estratégias da empresa de fazer frente com as gigantes com quem disputa o segmento, que são as distribuidoras BR (Petrobras), Ipiranga (Grupo Ultra) e Shell (Raízen). Juntas, as quatro bandeiras de postos de combustíveis mantém quase metade das unidades existentes no país.

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